ENTREVISTA (NESTA SEGUNDA-FEIRA - ULBRA TV)







Acompanhe nesta segunda-feira, 31, (21h30min)  na ULBRA TV entrevista com o ex-governador Vicente Bogo, no Sabatina Ulbra TV.

Guilherme Rockett recebe os principais nomes do cenário político gaúcho para uma Sabatina, na tela da Ulbra TV. Um espaço para escutar as opiniões daqueles que governam por nós, em debates atuais e de interesse público.

Na pauta a coligação PSDB e PP, as propostas do pré-candidato ao Senado e um panorama politico no Estado e País.

Apresentação: Guilherme Rockett.
Segunda, às 21:30, com reprise às 23:50

Debatedores
- Jornalista - Daiane Poitevin - editoria de Politica do Diário de Canoas (Grupo Sinos)
- Cientista Politico e Professor da Unisinos - Bruno Lima Rocha  

            
                     Saiba como acompanhar no RS



Porto Alegre 48 UHF  -  e 21 NET Porto Alegre - Cachoeira do Sul – 49 UHF - 

Cachoeirinha – 19 TVN (cabo) - Candelária – 39 UHF -  Canoas – 19 TVN (cabo) - Carazinho – 48

UHF -  Esteio – 19 TVN (cabo) - Flores da Cunha – 45 UHF - Ijuí – 54 TV São Paulo (cabo)  - 

Imigrante – 7 VHF - Jaguarão – 6 VHF-  Marques de Souza – 13 VHF - Osório – 41 UHF -

Pantano Grande – 5 VHF -  Quaraí – 25 UHF - Rio Pardo – 29 UHF - Ronda Alta – 7 VHF -

Santa Maria – 23 UHF - Sapucaia do Sul – 19 TVN (cabo) - São Leopoldo – 19 TVN (cabo) -

Torres – 43 UHF-  Travesseiro – 11 VHF -

Pelo Estado (na região da Fronteira Oeste)

O ex-governador e pré-candidato ao Senado pelo PSDB-RS,Vicente Bogo, esteve visitando a região Fronteira Oeste, na sexta (28), acompanhando o presidente do partido no Estado, deputado Claudio Diaz. Além de extensa programação em Uruguaina, Bogo esteve na sede do PSDB em Alegrete, onde foi recebido pelo presidente da executiva local, vereadores e grande número de simpatizantes. Após, visitou a Associação dos Arrozeiros de Alegrete, na sequencia a Assercal (Associação das Escolas de Samba de Alegrete)  e  compareceu a um churrasco na sede da Associação dos Funcionários da CEEE.


Enviado por Jorge Newton de Souza Nunes - Presidente da Executiva Municipal

Notícia (Congresso de saúde em Gramado)

Serra promete regulamentar a emenda 29 no início do ano, se eleito for

O pré-candidato José Serra (PSDB) discorreu sobre suas experiências como ministro da Saúde para falar a uma plateia de gestores municipais no 26º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na tarde de hoje em Gramado, e prometeu que vai regulamentar a Emenda 29 no início do próximo ano, caso seja eleito. A emenda estabelece os percentuais mínimos a serem investidos na saúde pela União, estados e municípios e é uma das principais bandeiras dos gestores do Sistema Único da Saúde (SUS).
"Saúde mexe com relações, com gente, que é a base de tudo. O governo atual não mandou a emenda 29. Vamos fazer essa regulamentação no início do ano, se eu tiver a oportunidade de ser eleito. Vamos discutir com toda a sociedade. Como que se vota? Tem de ter pressão. É preciso fazer pressão junto aos senadores, deputados, presidente da República... Isso vai dar uma moldura para a saúde ", avaliou Serra.

O financiamento da saúde sempre foi uma defesa minha. A saúde foi vivendo como o colchão amortecedor para cortes. Se precisar cortar, corta-se na saúde. Parece suculenta para a área econômica. O termo financiamento foi utilizado pelo presidenciável para retomar outro tema: a CPMF, que o governo Lula não conseguiu manter. "Até 2004, 2007, a CPMF estava lá. Quem passou a gastar mais foram os estados e os municípios. A partir daí, quem passou a bancar saúde, com a sua arrecadação, foram os estados e municípios. Não foi a oposição que derrubou a CPMF, foi o governo. O governo tem número, base, para aprovar tudo" comparou.

Serra criticou a reprodução do discurso político nesta campanha para justificar o porquê não usaria números ao se comprometer a criar um programa para formar 300 mil técnicos de enfermagem com financiamento a fundo perdido do Bird. "Tem que ter um estado quem planeje e seja um ativista. Foi isso que fiz na saúde. Nessa campanha tem muita chupação. Um fala uma coisa, o outro repete, como se soubesse daquilo desde criancinha", disparou.

Serra criticou o governo Lula e a sua principal adversária Dilma Rousseff (PT) ao reafirmar que a saúde está loteada politicamente, com o repasse de cargos em agências de regulação importantes para o partido A ou B. O tucano usou como exemplo a Funasa, mas contemporizou a crítica ao elogiar o atual ministro José Gomes Temporão, presente no evento. Serra disse que ele é o melhor dos quatro ministros do governo Lula que passaram pela Saúde, mas não era ele quem nominava as pessoas. O presidenciável destacou ainda que foi no governo do PSDB que foi criado o Programa Saúde Família (PSF). O tucano relembrou ainda dos mutirões de saúde que reduziram a mortalidade infantil. Assim como ocorreu com Dilma, foi aplaudidíssimo reiteradamente por mais sete vezes. Serra não quis comentar sobre a volta ou não da CPMF e se juntou à plateia depois da palestra e da entrevista coletiva.

Fonte - Jornal O Pioneiro

Notícias (Saúde)

Congresso discute melhorias para qualificar o
SUS - Sistema Único de Saúde

Gramado -  Iniciou nesta quarta-feira a tarde, no Centro de Eventos ExpoGramado, na região das Hortensias do RGS, o 26º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Com o tema "Construindo o Sistema Único de Saúde no Século 21: Direito a Saúde e ao Meio Ambiente", o evento segue até sexta-feira (28). Mais de 2.400 congressistas, entre secretários e representantes da área de saúde de 1.500 municípios de todo o País, avaliam a saúde pública no Brasil, compartilham experiências bem sucedidas e projetam o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Está programada a elaboração da Carta Gramado. O documento servirá como referência para os municípios elaborarem estratégias de ação.

O congresso está sendo promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASENS), presidido por Antônio Carlos Nardi, de Maringá (Paraná). "A nossa expectativa é que os pré-candidatos a presidencia apresentem  propostas para  fortalecerem o SUS e assumam publicamente os seus compromissos para regulamentarem a emenda constitucional 29", afirma Nard. Segundo ele, somente com mais ações será possível evitar que recursos aplicados nas ações e serviços na área da saúde não sofram desvios. "Assim poderemos estabelecer o que realmente poderá ser considerado como gasto, impossibilitando a maquiagem que existe neste processo", comentou.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou da cerimônia de abertura. "O Conasem já se transformou em um fórum politico. O sistema SUS cresceu muito em 20 anos. É um desafio a redução do tempo de espera, o financiamento para os municípios e a melhoria da qualidade de atendimento", declarou. O ministro ressaltou que discussões que serão realizadas podem contribuir para a melhoria do sistema de saúde pública. "Espero que este encontro sirva para que os gestores municipais, estaduais e em nível federal compartilhem de novas soluções para os grandes desafios da área da saúde", completou.

Na foto, o vice-prefeito, Luiz  Barbacovi, o secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, e o ministro Temporão.

O que é a emenda 29

Fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios. A emenda obrigou a União a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do que havia investido no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do PIB. Os estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos, e os municípios, 15%. Trata-se de uma regra transitória, que deveria ter vigorado até 2004, mas que continua em vigor por falta de uma lei complementar que regulamente a emenda.

Fonte - Jornal de Gramado

Curiosidades (O que é globalização)




Pergunta: Qual é a mais correta
definição de Globalização?





Resposta: Morte da
Princesa Diana.


Pergunta: Por quê?
Resposta: Uma princesa
inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente
e carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor
holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky
escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos
japonesas; a princesa foi tratada por um médico americano, que
usou medicamentos brasileiros. E isto é enviado a
você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates), e provavelmente você está lendo isso em um computador
genérico que usa chips feitos em Taiwan, e num monitor coreano
vendido a você por judeus, ou através de uma conexão paraguaia.


Isto é, caros amigos,


GLOBALIZAÇÃO!


enviado por Wanderlan Lopes Azambuja

Noticia (Juventude de quatro partidos gaúchos unifica ações Pró- Serra)

Com a participação da Juventude de quatro partidos do Estado aconteceu na noite desta quarta-feira (26), no plenarinho da Assembléia Legislativa do RS, encontro de lideranças para debater a formação de um grupo de apoio formado pelo PSDB,PP, PPS e Dem ao comite supra-partidário de José Serra no Estado. O presidente do PSDB gaúcho, deputado Cláudio Diaz foi o palestrante e abordou as situações da próxima eleição e o quadro eleitoral. O encerramento coube ao ex-governador e pré-candidato ao Senado pelos PSDB gaúcho, Vicente Bogo. Entre os presentes integrantes de toda a região Metropolitana. Além de um documento, que será entregue ao pré-candidato José Serra contendo propostas para um plano nacional da juventude, foram decididas ações do grupo que se reúne novamente na próxima quarta-feira. Conforme Daniel Leitão, presidente da JPSDB, serão convidados o PTB e o PMDB a comporem este grupo. “Estamos mobilizando todas as forças que vão apoiar nosso candidato a presidente e estes partidos estão alinhados com esta idéia”. Reuniões regionais também estão prevista com a juventude de todos os partidos envolvidos.

Debate

Diaz defendeu a determinação e vontade de fazer dos jovens. “Conclama-mos a todos que se engajem nesta idéia de uma campanha comprometida com uma proposta séria e que aponte a realidade e proponha caminhos para o país”. Eduardo Schaefer,da Juventude do PPS, lembrou a importancia desta união. “Acreditamos no Serra e os partidos aliados todos tem coerência e buscam uma unidade através de ações para o país”. Já Gustavo Fregapani, vice-presidente da Juventude do PP, lembroua necessidade de priorizar a campanha e as propostas. “Temos que mostrar propostas e a situação real do país hoje”. Felipe Diehl, da Juventude do DEM, garantiu ser a hora de deixar divergências de lado e focar em questões práticas que levem a eleição de Serra. “Não somos jovens alienados, mas que participam efetivamente dos partidos e auxiliam seus lideres com conteúdo e embasamento”, lembrou.

Propostas


Propostas como a do vereador Paulo Marcelo, de São Leopoldo, de utilizar ferramentas da internet, como as redes sociais, para auxiliar os trabalhos e do ex-governador Vicente Bogo de eventos de formação e discussão de temas políticos para unificar o discurso e ampliar as informações foram aceitas pelo grupo. Bogo encerrou o encontro falando da atual política do governo federal e a necessidade de se pensar no futuro do país. “Temos que a partir de agora pensar no futuro e no que queremos. A reflexão sobre o que a população está compreendendo sobre o cenário atual e a forma como mostrar as propostas reais de crescimento devem ser a tonica deste grupo. “Nosso desafio é se engajar nesta idéia de modo sério, não apenas pelo candidato, mas como forma de enriquecer nosso discurso e darmos argumentos aos nossos líderes para que multipliquem estas informações”, finalizou.

Homenagem


"Há homens que não se dobram, que têm idéias e as defendem, e há homens que rasgam inclusive as suas idéias, porque preferem não escrevê-las.”


Júlio Redecker
 
 
 

                                           Veja o  Memorial Virtual de Júlio Redecker  em  
                                                http://www.lucasredecker.com/?p=860

Notícia (Estado lança Campanha do Agasalho)

Solidariedade marca abertura da Campanha do Agasalho 2010


O Governo do Estado do RGS lançou, nesta terça-feira (25), nos jardins do Palácio Piratini, a Campanha do Agasalho 2010, com o tema  "Não deixe o frio assustar neste inverno". No início da solenidade, foi lida uma mensagem da governadora Yeda Crusius, em seguida o cantor nativista Beto Maier interpretou Desgarrados, de Mário Barbará.
A apresentação das ações foi feita pela presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius. "A campanha tem a finalidade de obter o engajamento da sociedade na solidariedade às famílias em situação de vulnerabilidade no enfrentamento do inverno. Os atos individuais de apoio serão bem aproveitados e beneficiarão muitas pessoas", disse Tarsila. "Temos orgulho de liderar e participar da Campanha do Agasalho, pois sabemos da importância que tem para as comunidades carentes do nosso Estado", avaliou.
Tarsila solicitou a participação do povo gaúcho na doação de agasalhos e alimentos. "O foco da campanha neste ano é a mobilização social e a doação. Doe aquilo que você não usa mais", afirmou. A presidente agradeceu o apoio da população na Campanha de 2009, assim como das empresas que a apóiam como Braskem, Zaffari, Refinaria Alberto Pasqualini, General Motors e Nescafé. "Foi formada desde 2007 uma grande rede de solidariedade", afirmou.
A Campanha do Agasalho 2010 segue até 31 de agosto, quando todos os postos de coleta estarão recebendo, no interior e em Porto Alegre, doações de agasalhos e alimentos. Tarsila explicou que a distribuição dos donativos será feita com "o máximo de transparência, como ocorreu nos três anos". O material arrecadado será enviado à Central de Doações, onde é feita a triagem e o registro em um sistema informatizado. "A partir da solicitação, por meio de ofício, seja de prefeituras ou entidades de assistência social, o repasse será feito", explicou Tarsila. Participaram da cerimônia de lançamento da Campanha do Agasalho 2010, secretários estaduais, representantes do Judiciário e Legislativo, primeiras-damas de diversos municípios e convidados de diversos setores que integram o movimento de solidariedade.

Como ajudar

Para doar, as pessoas devem se dirigir aos postos de arrecadação – como supermercados, farmácias, prefeituras e órgãos do Estado. No ano passado, a Campanha do Agasalho arrecadou 1,4 milhão de itens entre agasalhos, cobertores, roupas, calçados e 165 toneladas de alimentos não perecíveis, distribuídos entre 429 entidades assistenciais e 252 prefeituras.

Informações  na Central de Doações, pelo telefone (51) 3212-4678.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Noticia ( protesto contra carga tributária)

Dia Nacional da Liberdade de Impostos 2010


Nesta terça,  25 de maio, postos de gasolina do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória estão vendendo gasolina pela metade do preço. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre os impostos embutidos em todos os produtos e serviços. A idéia é evidenciar para a população a excessiva carga tributária brasileira,  realizando o “Dia da Liberdade de Impostos”. O combustivel será vendido em postos de gasolina selecionados. A campanha ocorre através de um acordo com postos de gasolina centrais nas cidades para que a venda do combustível no dia seja feita sem o preço dos tributos. As organizações promotoras do evento cobrem a diferença.
Todos os brasileiros, pobres ou ricos, direta ou indiretamente, pagam impostos, taxas e contribuições. Levando em conta a carga tributária de 2009, os brasileiros precisam trabalhar 145 dias por ano apenas para pagar os tributos cobrados pelos governos de suas cidades, estados e do governo federal. Apesar disso, a maioria da população não sabe exatamente o quanto paga de impostos.
Para chamar a atenção da opinião pública para a questão, o OrdemLivre.org e o Instituto Millenium, contam com o apoio de outras 17 entidades (lista abaixo) e  realizaram em parceria no sábado (22) o lançamento nacional do Dia da Liberdade de Impostos no Rio de Janeiro. Com os tributos a gasolina tem acréscimo   (impostos + contribuições), que somam 53,03% do valor do produto.
 O 25 de maio é o dia exato em que, Segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas Tributárias, cada brasileiro deixa de trabalhar para o governo. O objetivo principal do evento é alertar a população para o peso da carga tributária sobre a sociedade. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), brasileiros que recebem até dois salários mínimos gastam a metade (aproximadamente 54%) do seu salário somente para pagar impostos embutidos. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário mostrou que da década de 1970 até hoje a sociedade brasileira trabalha mais dias para sustentar o governo.

Organizações envolvidas

OrdemLivre.org, Instituto Millenium, Associação da Classe Média (ACLAME), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Confederação dos Jovens Empresários (CONAJE), Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Instituto Liberdade, Instituto Mises Brasil, Movimento Endireita Brasil, FECAJE – Federação Capixaba de Jovens Empreendedores, CINDES-JOVEM, CREA-JR, CJA, AJA, ALIANÇA, FINDES – Federação das Industrias do Espírito Santo, Transparência Capixaba Jovem, JCI e YABT.

Noticia (Juventude Pró Serra)


Membros da Juventude de quatro  partidos definem
estratégias de apoio a José Serra

Convidamos a todos os membros das juventudes do PSDB, PP, PPS e DEM, além de amigos e simpatizantes a prestigiarem a reunião coletiva da Juventude Pró-Serra a ser realizada nesta quarta-feira (26), às 19h no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Estarão presentes os presidentes das juventudes estaduais dos quatro partidos. Vamos discutir propostas, idéias e metas em apoio a José Serra.

A abertura do evento será feita pelo vice-presidente Nacional do PSDB, deputado federal Cláudio Diaz, que falará do cenário político brasileiro.

Fonte - Blog da Juventude do PSDB-RS

Noticia (Coligação confirmada)

PP aceita propostas do PSDB


O Partido Progressista do Rio Grande do Sul concordou oficialmente na tarde desta segunda-feira (24) com a proposta feita pelo PSDB gaúcho para a aliança em torno da tentativa de reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB). A posição do PP foi anunciada durante encontro do diretório estadual e dos pré-candidatos, realizada no Grande Hotel, em Porto Alegre. Para fechar a coligação, os tucanos aceitaram quase todas as condições estabelecidas pelos progressistas. O PP indicará o vice na chapa de Yeda, um dos nomes ao Senado e a aliança entre os dois partidos será estendida a parte da chapa proporcional (para a Câmara dos Deputados).

 Os dois presidentes de partido cumpriram os trâmites de submeter as posições à suas instâncias partidárias (na semana passada, quando retornou ao Rio Grande do Sul, o próprio Serra entregou a proposta tucana aos progressistas) e agora ratificarão a coligação em suas convenções estaduais. A do PSDB deve ocorrer em 27 de junho e, a do PP, no dia 28.  No encontro desta segunda-feira, o PP ensaiou indicar o vice - os mais cotados são o deputado federal Vilson Covatti e o deputado estadual Jerônimo Goergen, mas vai fazer novas rodadas de discussão.

Fonte - Site Terra

Pelo Estado (com a Caravana 45 em São Francisco de Paula)


Com a presença do chefe da Casa Civil, Bercílio Silva e do ex-governador Vicente Bogo,pré-candidato ao Senado,  aconteceu em São Francisco de Paula, encontro no CTG Rodeio Serrano de membros da coordenadoria regional do PSDB e representantes do partido em municipios da região. Na pauta os pré-candidatos e as eleições de 2010. Além do vereador do PSDB do municipio, Assis Tadeu Barbosa Velho que coordenou os trabalhos, o presidente da executiva municipal também recepcionou os presentes. Os pré-candidatos, Ricardo Guimarães (deputado federal), Lucas Redecker (deputado estadual), Lorena Dias(deputada estadual) falaram durante o encontro. No final o representante do Lions Clube do município teve a garantia do chefe da Casa Civil, que o pleito da população que não quer a instalação de presídio no município. "Se São Francisco de Paula não quer este presídio, o governo do Estado atende este apelo", garantiu Bercilio, que foi aplaudido de pé.  Após o encontro os participantes foram a churrascaria local para almoço de confraternização.


Notícia ( Governadora nos 83 anos da Farsul)

Dirigentes de 75 sindicatos rurais, juntamente com a diretoria da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), elogiaram, nesta segunda-feira (24), a governadora Yeda Crusius por duas atitudes relativas ao setor. Primeiro, por ter promovido reunião de trabalho no dia de comemoração dos 83 anos da Farsul, na sede da entidade, em Porto Alegre, com a presença de oito secretários de Governo. A governadora recebeu fortes aplausos ao assinar, com a diretoria da Federação, o Plano Nacional de Combate às Invasões de Terras. Yeda ainda anunciou viagem à Brasília para tratar, junto ao Banco Mundial (Bird), nesta terça-feira (25), da liberação de US$ 5 milhões, a fundo perdido, para a elaboração de um cadastro/mapa de todas as propriedades.
No auditório da Farsul, os secretários da Fazenda, Infraestrutura e Logística, Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Planejamento e Gestão e Geral de Governo, além das direções da Emater/RS e BRDE, responderam às propostas de produtores de feijão, arroz, leite, soja, trigo, milho e pecuária de corte. Todas visam diminuir custos, atualmente ampliados devido à queda de preços e à concorrência, principalmente, do Mercosul. Aos líderes da produção, o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, assegurou a realização de encontros setoriais entre a pasta e a Farsul para o exame dos temas de natureza fiscal. O secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, comunicou a execução de obras de recuperação de 2,3 mil quilômetros de rodovias.
Já o secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, disse que, em 2010, todas as 248 inspetorias veterinárias da Secretaria estarão interligadas e conectadas via internet, com banda larga. O secretário de Irrigação, Rogério Porto, destacou investimentos de R$ 800 milhões que serão feitos em obras para reserva de água.

Fonte - blog do PSDB Mulher

Pelo Estado (na região da Serra)

    Farroupilha (na Fenakiwi)


O ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Vicente Bogo, esteve no sábado (22) visitando a Fenakiwi, em Farroupilha, na Serra gaúcha. Acompanhado do deputado Jorge Gobbi e representantes da executiva municipal, Bogo visitou estandes e falou com expositores e populares. No mesmo dia encontrou nos pavilhões da Feira o pré-candidato ao Governo do Estado, José Fogaça.

Pelo Estado ( na região da Serra)

Com salão lotado o Clube União Forquetense, em Forqueta, na região de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, recebeu quase mil pessoas para o jantar de posse da nova coordenadoria regional do PSDB na Serra no sábado (22). O evento que contou com programação durante todo o dia teve a presença da governadora Yeda Crusius em palestras prévias organizadas pelo PSDB Mulher e reuniu representantes de 12 municípios da região e    delegações como a de Dom Pedrito, na Campanha, além da presença da Caravana 45.
Com a participação de pré-candidatos da região, entre eles: o ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Vicente Bogo, o deputado federal, Ruy Pauletti, que através de celular reproduziu fala do pré-candidato a presidencia da república, José Serra, candidato a Câmara Federal, deputado Nelson Marchezan Jr,  Lorena Dias, pré-candidata a deputada estadual, Jorge Gobbi, também candidato a deputado estadual, junto com Daniel Borghetti Furlan e Heitor Dourado, pré-candidato a federal, entre outros.  Representantes da Juventude Tucana, ITV, PSDB Mulher, Tucanafro, presidentes de executivas municipais do PSDB e de partidos convidados de toda região  prestigiaram o evento. O ex-governador Bogo destacou o comparecimento de um grande número de pessoas ao jantar e a motivação para os proximos passos rumoas proximas eleições. "Nossa euforia é importante para que possamos nos mobilizar cada vez mais e eleger nossos candidatos", lembrou.  

Pelo Estado (na Região Noroeste)

 Santa Rosa



O ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal pelo PSDB,Vicente Bogo, esteve na noite desta sexta-feira (21) participando de evento organizado pelo partido em Santa Rosa e a coordenadoria regional  Noroeste, na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade. Com o salão de festas lotado representantes de partidos de toda a região, pré-candidatos, entre eles: Adão Canabarro (disputa vaga na Câmara Federal), o deputado federal, Ruy Pauletti e a deputada estadual Zilá Bratenbach, vereadores, e convidados especiais de partidos coligados, além da Juventude de Santa Rosa, o evento serviu para mobilização de todos frente ao quadro eleitoral que ocorre em outubro. Na pauta dos pronunciamentos, que foram abertos pelo coordenador regional, Marcos Salomão,  manifestações sobre o atual momento eleitoral e os pré-candidatos. "É através do trabalho de todos que vamos somar para conquistar cada vaga pretendida", lembrou Bogo. O ex-governador citou pessoas da cidade que foram decisivas em outras campanhas com sua participação. "Agradeço a cada um que aqui está e conto com vocês para um nova caminhada", concluiu.


Na foto acima - Publico presente no evento e Bogo com Romeu Dombrowvski, presidente da  Juventude de Santa Rosa  

Noticia (Coligação PSDB e PP)

Serra e Diaz apresentam proposta de coligação aos progressistas


O PSDB-RS durante reunião da executiva estadual nesta quinta-feira (20) decidiu aceitar a proposta de aliança eleitoral com os progressistas no Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada pelo presidente estadual do PSDB-RS, deputado federal Cláudio Diaz, juntamente com o pré-candidato à Presidência da República José Serra, durante visita dos tucanos à sede do PP gaúcho, localizada no Centro de Porto Alegre.

O PSDB-RS aprovou a disposição da sigla de firmar uma parceria com os progressistas que abrange vaga ao Senado, a vice-governança e a proporcional para deputado federal.“A participação dos progressistas é imprescindível para darmos continuidade às conquistas do governo Yeda Crusius e para a construção de um novo Rio Grande”, argumentou Cláudio Diaz. Na avaliação de Diaz, a eleição de José Serra será uma missão patriótica.
Na ocasião, o presidente do PP, Pedro Bertolucci, disse, no entanto, que a resposta ao convite dos tucanos só poderá ser dada na próxima segunda-feira, após serem consultadas as bases do partido. “Vamos reunir todos os segmentos a fim de submeter à apreciação essa proposta, que atende a 75% por cento do nosso pleito”, ponderou.
José Serra disse que "a idéia é trabalharmos todos juntos em prol do Rio Grande do Sul.  Caso eu seja eleito, vou cuidar desse Estado como se eu fosse um gaúcho”, acrescentou. O ex-governador também aproveitou para elogiar a governadora. “Yeda inaugurou uma nova etapa em termos de administração pública.”

Foto - Serra visitou a sede do PSDB, do PP  e reuniu-se com deputados na Assembleia Legislativa
Foto: Cibele Silva/texto: Maurício Exenberger

 Fonte - Site do PSDB-RS

Noticia (Serra esteve no RS)

Ex-governador de SP testemunha acerto  entre
PSDB e PP gaúchos

O pré-candidato do PSDB à presidência da república, José Serra,  esteve nesta quinta-feira (20) em Porto Alegre. Inicialmente programado apenas para uma reunião com o PMDB, a agenda de Serra foi ampliada a pedido do deputado federal Professor Ruy Pauletti, incluindo um encontro com a Executiva e militância do PSDB.

Neste dia, os tucanos decidiram sobre o futuro da coligação com o PP, sendo decisiva  a presença de Serra. O partido aceitou ceder a vaga de vice da governadora Yeda Crusius, uma vaga ao Senado e a disputa conjunta à Câmara Federal. Uma vez tomada a decisão, o grupo se encaminhou à sede do PP, onde foi formalizada a proposta.   Serra retornou no mesmo dia a São Paulo.

Fontes - texto - Blog do deputado federal Ruy Pauletti
               foto   - Blog do deputado estadual Adilson Troca

Notícia (Ficha Limpa aprovado no Senado)

TSE decidirá se Ficha Limpa valerá para este ano


Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski,  a Corte vai decidir em breve se a lei dos "Ficha Limpa" deve valer para a eleição deste ano ou apenas para as futuras. "Eu como presidente do TSE vou pedir prioridade para o relator para que responda e traga a plenário o mais rapidamente essa consulta", afirmou, referindo-se a uma consulta do senador Arthur Virgílio sobre a possibilidade de a novidade ser aplicada já na eleição deste ano.

Lewandowski elogiou a aprovação da lei pelo Congresso. "Foi um avanço importante", disse. "Essa lei foi aprovada em um momento extremamente oportuno, porque permite que a cidadania e o eleitor se entendam com essas questões e possam fazer a melhor escolha possível. Independentemente do prazo de vigência da lei, se ela vale daqui para frente ou se atinge situações passadas, os partidos políticos estão na obrigação moral de escolher os melhores candidatos em termos de antecedente, porque essa foi a manifestação praticamente unânime do Congresso Nacional, que representa a voz do povo", afirmou.
Se o TSE concluir que a lei pode entrar em vigor neste ano, a novidade deverá ter um efeito pequeno em 2010. Isso porque somente poderão ser barrados os candidatos que forem condenados entre a data de entrada em vigor da lei e o registro da candidatura. "A meu ver, sem conhecer o texto ainda, é só aqueles que forem condenados depois da promulgação da lei. É a leitura que se faz, pelo menos, gramatical", disse Lewandowski. "A possibilidade é pequena", reconheceu. Lewandowski explicou que pela jurisprudência do TSE as condições de elegibilidade de um candidato devem ser analisadas no momento do registro.

Fonte -  Estadão

Em FAMILIA

Vicente  Bogo na comemoração do quarto aniversário do filho Enzo, no dia 04 deste mês,  acompanhado da vó paterna Ida.

Marque na Agenda (Caravana 45)

CARAVANA 45 – CAXIAS DO SUL


22/05(Sábado)

Cidade: Caxias do Sul

Local: Clube União Forquetense - FORQUETA

PROGRAMAÇÃO

10h 30 – Panfletagem na Praça Rui Barbosa
13h 30 min – Abertura PSDB Mulher /RS
14h – Palestra – Imagem Política: “A FORÇA DA MULHER TUCANA: ARGUMENTO, INFORMAÇÃO E EMOÇÃO” – Jornalista Políbio Braga

Debates:
15h30min –JPSDB/RS – Juventude em ação
16h min – ITV
16h30min – Sindicatos
17h – Painel de Prestação de Contas

*Pronunciamento das Lideranças PSDB

20h – Jantar

PARTICIPE!

Informações : Diretorio Estadual PSDB/RS
Telefone: 51 4009 4545 51 4009 4545

Vídeo (o PSDB e a educação no Brasil)

Noticia (Investimentos em segurança pública)

Governo do RS qualifica a segurança pública


A Secretaria da Segurança Pública está investindo na modernização tecnológica e instrumental da Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários, instituições vinculadas à pasta. De 2007 até agora, a gestão Yeda Crusius adquiriu equipamentos na ordem de R$ 73,5 milhões, provenientes de recursos do Tesouro do Estado, Fundo Especial da Segurança Pública e de convênios. As ações integram o projeto de Modernização dos Sistemas de Inteligência, do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estruturantes.rs.gov.br ).
Os investimentos foram para a aquisição de 4.517 estações informatizadas de trabalho, 9.722 coletes balísticos, 97 etilômetros, 2.901 pistolas calibre .40, 443 armas longas/metralhadoras, 203 armas não-letais e 60 terminais de computadores para acoplamento em viaturas. Como referencial de qualificação e modernização do segmento, foi contratada a instalação de 3.173 pontos de rede da Polícia Civil, o que vai possibilitar a integração dos órgãos na base de dados e melhoria no atendimento dos cidadãos. Um novo sistema de informatização de dados (SPJ), que está sendo instalado vai interligar todas as Delegacias de Polícia do Estado.

Notícia (PGQP na agenda do Estado)


PGQP e governo gaúcho assinam convênio voltado à modernização da gestão pública

Os presidentes do Conselho Superior do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor, Ricardo Felizzola, e a governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, assinaram convênio na manhã desta terça-feira (18), dando continuidade ao Projeto de Modernização da Gestão Pública. O ato foi realizado no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. O objetivo é a continuidade do projeto, que acontece desde 2004 e já obteve importantes resultados oriundos de projetos e ações implementados na área pública. Nos últimos 6 anos, somando todas as frentes na área pública, o programa já gerou R$ 6,2 Bi para R$ 53 Mi de recursos investidos, o que equivale a um retorno de R$ 117,00 para cada R$ 1,00 investido. “A população do Estado do Rio Grande do Sul está sendo beneficiada pela melhoria da eficiência dos serviços prestados pelos órgãos públicos gaúchos e pela economia gerada, sem a necessidade de cortes, após parceria firmada com o PGQP”, avalia o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola.

Noticia (Telemarketing)

Governadora regulamenta Lei que cria cadastro para bloqueio de ligações de telemarketing

O Cadastro tem por objetivo impedir que as empresas de telemarketing que se utilizem deste serviço efetuem ligações telefônicas não autorizadas. A governadora Yeda Crusius regulamentou a Lei 13.249, que cria o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. O Decreto 47.226 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (14), e estabelece multa no valor de R$ 10 mil por ligação efetuada indevida, a ser aplicada pelo Procon.
Para os efeitos da Lei, o telemarketing é considerada a modalidade de oferta ou publicidade, comercial ou institucional, de produtos ou serviços mediante ligações telefônicas. A partir do 30° dia do ingresso do usuário no Cadastro, as empresas que prestam este tipo de serviço não poderão efetuar ligações telefônicas.
O usuário poderá cadastrar somente linhas telefônicas registradas em seu nome, respeitando o limite máximo de 3 números. A qualquer momento o ele poderá solicitar o seu desligamento do Cadastro. As inscrições podem ser feitas no site do Procon/RS, no link Não Perturbe (www.procon.rs.gov.br).

Notificações

Desde 8 de setembro de 2009, quando foi sancionada a Lei, o Procon-RS, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, já notificou 107 empresas por desrespeito ao Cadastro. Somente em abril, 40 empresas foram notificadas. Em oito meses, o Cadastro já conta com mais de 18,5 linhas telefônicas fixas e móveis inscritas e têm cerca de 10 mil consumidores cadastrados.

Mídia (Polêmica - Rádio Gaúcha)


 Ex- vice-governador Vicente Bogo participou nesta sexta-feira (14) do Programa Polêmica, na Rádio Gaúcha. Entre os participantes o deputado Fernando Marroni (PT), Eliseu Padilha (PMDB) e Vieira da Cunha (PDT).Na pauta as pré-candidaturas.

Acompanhe abaixo o programa na íntegra.

Pelo Estado (na Região Metropolitana)

Eldorado do Sul

O ex-vice-governador  e pré-candidato ao Senado Federal pelo PSDB gaúcho, Vicente Bogo, esteve em visita nesta quarta-feira (12) à Cooplantio - Cooperativa dos Produtores de Plantio Direto, sediada em Eldorado do Sul. No encontro com o presidente da cooperativa, Daltro Benvenuti, trataram da comercialização e escoamento da safra de soja, em especial o problema do câmbio que neste momento provoca uma baixa do preço, agravado pela grande safra e perspectiva de plantio nos EUA. O ex-vice governador abordou as preocupações do pré-candidato à presidência José Serra sobre o tema da agropecuária, a questão do crédito que precisa chegar ao produtor (e não apenas ser apenas anunciado) e do endividamento agrícola. O excelente resultado do governo Yeda na retomada dos investimentos e apoio aos municípios também foram lembrados.

Notícia (Ficha Limpa no Senado)

Brasília - A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça (11)  todos os destaques que pretendiam alterar o texto-base do projeto Ficha Limpa, que barra por oito anos a candidatura de políticos com condenação por crimes graves.
A proposta, que chegou ao Congresso em setembro do ano passado, agora será analisado pelo Senado, onde o plenário está trancado por medidas provisórias e pelos projetos do pré-sal, o que dificultaria a aplicação do projeto já para as eleições de outubro deste ano.
O parecer aprovado, de autoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), ainda prevê a possibilidade de um recurso do político “sujo” para garantir a sua candidatura. No total eram 12 emendas (destaques). Três delas foram votadas e descartadas na semana passada e duas foram retiradas. Um dos destaques rejeitados, de autoria do PP, tinha por objetivo excluir do texto os crimes contra o meio ambiente e a saúde pública daqueles que poderão tornar a pessoa inelegível.
O Ficha Limpa surgiu a partir de iniciativa popular do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e recebeu mais de um milhão de assinaturas de apoio, coletadas por entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Internautas brasileiros se reuniram em uma grande petição online para juntar as assinaturas. Eles usaram as redes sociais Twitter e Facebook para disseminar a campanha e obter o maior apoio possível da população para o projeto de lei.

Fonte - INFO on-line

Notícia (Posse na Federasul)

Cairoli alerta para perda de posição do RS


Ao assumir nesta terça-feira (11) mais um mandato à frente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) e da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), José Paulo Dornelles Cairoli, reafirmou a tradição da entidade de olhar para o futuro, enxergando os desafios que estão pela frente como o do crescimento econômico e da retomada de posições nacionais. Segundo Cairoli, é urgente colocar “o RS na posição de locomotiva e não de vagão no desenvolvimento do País”. Ele disse estar preocupado com a realidade gaúcha. “Por quase todos os ângulos que podemos analisar, observamos indicadores de retrocesso que são intoleráveis para um Estado com grande potencial econômico, com trabalhadores capazes, e com empresários empreendedores”, advertiu.

Citando números que comprovam a perda de importância do Rio Grande do Sul, o presidente da Federasul lembrou, por exemplo, que a participação do Estado no PIB nacional caiu de 7,3% em 2003 para 6,3%, deixando de circular na economia gaúcha o equivalente a R$ 31,4 bilhões por ano. “Definitivamente, nós temos que virar essa página. Não se tratam de soluções para o ano de 2015 ou de 2020. Precisamos de soluções que sejam acordadas em 2010, para começar a ser implementadas em 2011”, defendeu o dirigente empresarial.

Na opinião de Cairoli, o que impede a retomada de um ciclo permanente de desenvolvimento econômico, que gere mais prosperidade e mais empregos para os gaúchos, não são apenas os gargalos de natureza estrutural, como infraestrutura precária e dificuldades na implementação de estratégias de diversificação da matriz econômica. Ele aponta que o maior gargalo de nossas dificuldades econômicas “está no impasse político em que nossas instituições estão permanentemente mergulhadas”, enfatizou.

Para superar essa fase, Cairoli considera que os partidos precisam ter a grandeza de separar o que é a agenda de governo e o que é a agenda do Estado, estabelecendo um patamar mínimo de consensos em torno de questões vitais para os gaúchos, e trabalhar de maneira concertada em torno deles. “Precisamos recuperar liderança sobre o jogo político nacional, para buscarmos os recursos federais que são de direito do nosso Estado, e que estamos perdendo em razão das rivalidades partidárias e da falta de articulação em Brasília. É urgente encaminhar uma solução para a recuperação de nossa infraestrutura, o que só poderá ser feito em parceria com a iniciativa privada”, salientou.

Ponderou ainda que é preciso “manter um ambiente de estabilidade política no Estado que dê segurança para as empresas. Precisamos enfrentar as ilhas de privilégio que existem no setor público, e fazer com que todos os poderes sejam solidários junto ao poder Executivo no enfrentamento da sua crise fiscal. Para que tudo isso seja possível, é urgente construir um patamar mínimo de entendimento, e é isso que esperamos de nossa classe política.”

Com o fortalecimento da Federasul, que conquistou recentemente uma posição de protagonismo nacional ao ocupar a presidência da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, Cairoli reconhece que aumentou a sua responsabilidade, não só para apontar problemas, como também de propor soluções. No âmbito nacional, ele lembra que houve ganhos como a consolidação democrática, a estabilidade da economia e o avanço nas políticas sociais que proporcionou o aumento do poder de consumo de milhões de famílias que passaram a integrar a chamada “classe C”. Porém, ainda há questões a serem resolvidas como as reformas da legislação trabalhista e a reforma tributária. “A reforma política, vital para moralizar e melhorar as condições de governabilidade do País, não aconteceu. Nós acreditamos que, também no plano nacional, é possível construir um entendimento mínimo em torno dessa agenda, que independentemente de quem seja o próximo Presidente da República, é necessária para o Brasil avançar”, concluiu. A governadora Yeda Crusius prestigiou a posse.

Fonte -  Site da Federasul 

Notícia (Combate as Drogas)

Cartilhas sobre prevenção às drogas serão
distribuídas em escolas estaduais do RGS


Para ampliar as ações de prevenção às drogas na rede pública, serão distribuídas nas 2,6 mil escolas estaduais 20 mil cartilhas contendo informações sobre os efeitos causados pelo uso de substâncias psicoativas ilegais e os contatos de entidades que tratam do assunto. O Governo do Estado, representando pelo secretário da Educação, Ervino Deon, recebeu o material produzido pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa (CCJ), nesta terça-feira (11). O presidente da CCJ, deputado Alceu Moreira, que fez a entrega simbólica do material, explicou que a razão principal da elaboração da cartilha é a de proporcionar aos professores uma ferramenta de orientação. "Estamos oferecendo informações básicas de maneira didática e embasada por entidades respeitadas na área da prevenção e tratamento das drogas", afirmou. Moreira aproveitou o encontro para propor a criação de conselhos comunitários de combate às drogas, formados por representantes da comunidade escolar e por organismos que abordam questões de prevenção.
Para o secretário Ervino Deon, a cartilha, cuja distribuição ocorrerá por meio das Coordenadorias Regionais de Ensino, vai se somar ao trabalho de prevenção que já vem sendo desenvolvido pelo Estado. O secretário ressaltou que, paralelo ao encaminhamento do material às instituições de ensino, os professores também devem ser capacitados. "É preciso orientar os docentes para dar um sentido pedagógico às informações. Estamos procurando fazer isso a partir de outras iniciativas lideradas pela Divisão de Saúde Escolar e pelas Coordenadorias Regionais de Educação", destacou.

Fonte: Governo do RS

Pelo Estado (na Região Norte - com a Caravana 45)

Eleições de Coordenadorias Regionais do PSDB na Metade Norte do Estado

O ex-vice-governador Vicente Bogo e pré-candidato ao Senado Federal esteve de  sexta-feira (07) até o domingo(09) acompanhando as eleições para  coordenadorias regionais do PSDB na Metade Norte do RS, junto com a Caravana 45. Liderada pelo chefe da Casa Civil, Bercilio Silva, a Caravana 45 iniciou visitas pelo Estado para mobilização do partido.  O roteiro iniciou por Erechim (Coordenadoria Regional Norte), depois Carazinho (Coordenadoria Regional da Produção), em Ijuí (Coordenadoria Regional Noroeste Colonial), em Palmeira das Missões (Coordenadoria Regional Rio da Várzea) e Lagoa Vermelha (Coordenadoria Regional Noroeste). Participaram da Caravana representantes de segmentos do partido como o Instituto Teotonio Vilela, a Juventude do PSDB, o PSDB Mulher e o Tucanafro, entre outros. Pré-candidatos a deputado estadual e federal das regiões onde ocorreu eleição também estiveram presentes em todos os eventos. Para Bogo este é um movimento importante de solidificação do partido e eleição de coordenadores regionais. "Nosso partido se faz a partir da mobilização de todos e a base tem papel fundamental em todos os processos de formação e atuação", lembrou Bogo.

Erechim ( na Mídia)



Rádio Tchê Erechim, Zambonato(pré-estadual), Bogo e o apresentador Peninha

Gilson  Carlotto, presidente PSDB em Erechim, Zambonato, Rodrigo Finardi (Jornal Boa Vista e Rádio Cultura FM), Bogo, Egidio Lazzarotto (Jornal e Rádio) e Diego (assessor Zambonato).

                                    Bogo, Zambonato e Carlotto, na Rádio Difusão AM    

Erechim (na Câmara de Vereadores)



Jacaré (pré-estadual), Michelle (vice-Juventude PSDB), Águeda (Emater), Carlotto, Zambonato e o Prefeito de Entre-Rios, Volmir Francesconi, novo coordenador regional.

Erechim (jantar no Clube Caixeiral)



Após a reunião foi oferecido jantar aos participantes, em restaurante da cidade.


                              Integrantes do partido em Erechim e membros da Caravana 45

Carazinho (na Câmara de Vereadores)


Vereador Jarret (novo coordenador regional), Bercilio Silva, deputada Zilá e Bogo.

Juventude do PSDB presente no evento


                                         
Ijuí (na Câmara de Vereadores)


Representantes do partido estiveram em bom número  na Câmara de Vereadores de Ijuí

Canabarro (pré-federal), Pozzobom (pré-estadual), vereador Gladimir e Bogo


Novos coordenadores, ao centro de bege, Mauricio Michaelsen (coordenador regional)


Secretarios, coordenadores, diretores de autarquias e pré-candidatos ao final do evento