Noticia ( protesto contra carga tributária)

Dia Nacional da Liberdade de Impostos 2010


Nesta terça,  25 de maio, postos de gasolina do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória estão vendendo gasolina pela metade do preço. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre os impostos embutidos em todos os produtos e serviços. A idéia é evidenciar para a população a excessiva carga tributária brasileira,  realizando o “Dia da Liberdade de Impostos”. O combustivel será vendido em postos de gasolina selecionados. A campanha ocorre através de um acordo com postos de gasolina centrais nas cidades para que a venda do combustível no dia seja feita sem o preço dos tributos. As organizações promotoras do evento cobrem a diferença.
Todos os brasileiros, pobres ou ricos, direta ou indiretamente, pagam impostos, taxas e contribuições. Levando em conta a carga tributária de 2009, os brasileiros precisam trabalhar 145 dias por ano apenas para pagar os tributos cobrados pelos governos de suas cidades, estados e do governo federal. Apesar disso, a maioria da população não sabe exatamente o quanto paga de impostos.
Para chamar a atenção da opinião pública para a questão, o OrdemLivre.org e o Instituto Millenium, contam com o apoio de outras 17 entidades (lista abaixo) e  realizaram em parceria no sábado (22) o lançamento nacional do Dia da Liberdade de Impostos no Rio de Janeiro. Com os tributos a gasolina tem acréscimo   (impostos + contribuições), que somam 53,03% do valor do produto.
 O 25 de maio é o dia exato em que, Segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas Tributárias, cada brasileiro deixa de trabalhar para o governo. O objetivo principal do evento é alertar a população para o peso da carga tributária sobre a sociedade. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), brasileiros que recebem até dois salários mínimos gastam a metade (aproximadamente 54%) do seu salário somente para pagar impostos embutidos. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário mostrou que da década de 1970 até hoje a sociedade brasileira trabalha mais dias para sustentar o governo.

Organizações envolvidas

OrdemLivre.org, Instituto Millenium, Associação da Classe Média (ACLAME), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Confederação dos Jovens Empresários (CONAJE), Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Instituto Liberdade, Instituto Mises Brasil, Movimento Endireita Brasil, FECAJE – Federação Capixaba de Jovens Empreendedores, CINDES-JOVEM, CREA-JR, CJA, AJA, ALIANÇA, FINDES – Federação das Industrias do Espírito Santo, Transparência Capixaba Jovem, JCI e YABT.

Nenhum comentário: