Serra deixa governo de São Paulo

O governador do estado de São Paulo e provável candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, licenciou-se do cargo em cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira (31) no Palácio dos Bandeirantes. Participaram cerca de 5 mil pessoas, entre elas o presidente do partido, Sérgio Guerra; o prefeito da capital, Gilberto Kassab; o presidente do Democratas, Rodrigo Maia e o ex-governador Orestes Quércia, além de prefeitos e outros deputados. Serra fez um balanço de seu governo e rebateu críticas, em referências indiretas aos adversários. O tucano fez questão de ressaltar que a gestão continua, agora sob o comando de Alberto Goldman. Mesmo sem citar diretamente sua candidatura, quando afirmou estar preparado para uma nova etapa, foi ovacionado pela multidão presente.
Na mais recente pesquisa sobre a corrida presidencial deste ano, divulgada pelo Instituto Datafolha no dia 27 de março, José Serra aparece com 36% das intenções de voto, à frente da pré-candidata petista Dilma Rousseff, com 27%. No levantamento divulgado pelo Ibope dez dias antes, Serra apareceu com 35% e a ex-ministra de Lula com 30%.

Sobre a desincompatibilização

A candidatura oficial do PSDB à presidência deve ser lançada no dia 10 de abril. O governador deixou o cargo porque, pela legislação eleitoral brasileira, quem quiser se candidatar a algum cargo no pleito deste ano tem até o dia 3 de abril para deixar qualquer função que exerça no poder público ou em empresas e instituições que mantenham relação ou recebam verbas do setor. A desincompatibilização só não é obrigatória para quem disputa a reeleição.

NOTICIAS GERAIS - Leão Virtual

2010 é o último ano para declarar o imposto de renda no papel

Segundo o coordenador de Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, 2010 será o último ano no qual o órgão permitirá a entrega da declaração do IR por meio de formulários impressos. No ano passado, de um total de 25,5 milhões de declarações, cerca de 127 mil documentos foram entregues por meio de formulários impressos, ou menos de 1% do total.
"Não tem mais formulário a partir de 2011. Este será o último ano do formulário. Recebemos muitas declarações ilegíveis, e, muitas vezes, de contribuintes que não precisam sequer declarar”, informou Adir.
Além do formulário impresso, que poderá ser entregues somente nas agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 5.  A  Receita também está disponibilizando neste ano, outras formas de declarar Imposto de Renda. São elas: por meio da utilização do programa do IR, que envia o documento pela internet, ou mediante a apresentação de disquetes em agências bancárias.

Curiosidade

Porque o leão é associado ao imposto de renda? 

O imposto de renda é um tributo direto, no qual o cidadão repassa parte de sua renda média anual para o Estado. Acredita-se que o mesmo tenha se originado na Inglaterra, quando o governo inglês necessitava de recursos extras para custear a guerra contra a França de Napoleão Bonaparte. No Brasil, as primeiras tentativas de implementação do tributo ocorreram em 1843, no entanto, as pressões exercidas por empresários levaram o imposto de renda a ser instituído somente em 1922, por meio da Lei 317, editada no dia 21 de outubro daquele ano.
É comum ouvirmos expressões como “prestar contas ao leão” para designar o pagamento do imposto de renda. Também é fato: quase sempre que lemos algo sobre o tributo em uma revista, por exemplo, sempre vemos a imagem do bicho. Mas qual a origem e a relação entre o leão e o imposto? Tudo começou em 1979, quando a Receita Federal decidiu criar uma campanha publicitária para divulgar o tributo. Após a análise de muitas propostas, se decidiu que a imagem do leão era ideal para a campanha: um animal justo; leal; forte, embora não ataque sem avisar; manso, mas não bobo. Essa era justamente a imagem que se queria passar: o governo não seria condescendente com a sonegação. A repercussão da campanha publicitária do leão foi um sucesso, uma vez que até hoje a imagem do animal, embora não seja mais usada pela Receita Federal, é diretamente associada ao imposto de renda.

ENCONTRO NACIONAL DESTACA PAPEL FEMININO NAS ELEIÇÕES

A presidente do PSDB Mulher do RS, Águeda Marcéi Mezomo, participou juntamente com a primeira secretária Maria Cristina Alves, no dia 25 deste  mês,  do Encontro Nacional dos Secretariados Estaduais e Comissões Provisórias do PSDB Mulher. Mais de 40 lideranças de todo o País estiveram reunidas em Brasília para discutir a situação eleitoral do partido em seus estados e refletir sobre estratégias de campanha para o pleito de outubro. Uma das  preocupações das executivas estaduais é com o preenchimento da cota mínima de 30% de candidaturas femininas prevista pela legislação eleitoral *. "No RS, considerado um dos estados mais politizados do país, a dificuldade existe e ainda é uma barreira a ser transposta', explicou Águeda. A presidente nacional do PSDB Mulher, a deputada Thelma de Oliveira (MT), lembrou que o esforço do partido é buscar um espaço maior para o engajamento das mulheres na política nacional. “É de fundamental importância que elas ocupem espaços estratégicos para obter mais sucesso nas políticas públicas voltadas para o público feminino”, destacou.

Fonte - Blog do PSDB Mulher do RS

ARTIGO - MULHERES NA POLITICA

 Conforme o professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) José Eustáquio Diniz Alves, em seu artigo Mulheres na politica e a nova política de cotas no Brasil, de agosto de 2009,

A exclusão das mulheres dos espaços de poder sempre fez parte da história da humanidade. Para reverter o déficit democrático de gênero, a IV Conferência Mundial das Mulheres, realizada em Beijing, na China, em 1995, recomendou que os países adotassem ações afirmativas para o empoderamento das mulheres.
Diversos países incluíram políticas de cotas em suas legislações eleitorais para elevar a representação parlamentar das mulheres. O resultado foi que a participação feminina no Poder Legislativo, no mundo, passou de cerca de 12%, em 1995, para pouco mais de 18%, em 2009. A sub-representação feminina na política parlamentar brasileira sempre esteve abaixo da média mundial. A exclusão das mulheres dos espaços de poder é considerada como uma das grandes falhas da democracia brasileira. Elas são maioria da população e do eleitorado, possuem mais anos de estudo que os homens e trabalham mais horas por semana, quando se considera o trabalho produtivo e reprodutivo. Mas são menos de 10% dos representantes da Câmara Federal.

JUVENTUDE UNIDA

Juventudes do PP, PPS e PSDB discutem eleições

A convite do presidente da Juventude Tucana gaúcha, Daniel Leitão Ludwig, as executivas da Juventude Progressista, presidida por Luis Antônio Covatti, e da Juventude do PPS, presidida por Eduardo Schaefer, estiveram reunidas nesta segunda-feira (29), para tratar das eleições de 2010. O grupo é composto pelos partidos mais afinados com a gestão da Governadora Yeda Crusius. A iniciativa configura o primeiro encontro conjunto ente as três siglas. Durante as conversas o grupo encontrou afinidades e decidiu pela realização de um novo encontro no dia 12 de abril. Neste dia o evento será organizado pela Juventude do PP e promete ser decisivo para a eleição.

Fonte - blog da Juventude do PSDB

PLANO DE AÇÃO

Estratégias para eleição deste ano

Após a reunião do Diretório Estadual do PSDB no sábado (27) os coordenadores regionais reuniram-se no período da tarde e iniciaram a elaboração de um Plano de Ação de suas regiões com vistas a campanha 2010.  A atividade teve o apoio de Bercílio Silva. Na oportunidade foi eleito um Cordenador Geral de todas as  Coordenadorias que fará a intermediação entre as Regionais e a a Executiva Estadual.   César Cechinato, de Santa Cruz do Sul, terá como coordenador adjunto o representante de Tramandaí, Jocelito Vargas. Sugestões pelo e-mail  ccechinato@yahoo.com.br.  Contato pelo fone (51) 9933-4543.

REUNIÃO DIRETORIO ESTADUAL




















  O diretório do PSDB-RS realizou no sábado (27) reunião na sua sede no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. Com a presença de representantes de todo o Estado estiveram na pauta as eleições proporcionais deste ano, as novas coordenadorias regionais e a eleição majoritária. O incentivo a candidatura de mulheres foi  destaque também no encontro. O ex-governador Vicente Bogo,  pré-candidato ao Senado Federal, destacou a sua desincompatibilização da Bagergs até o final do mês para concorrer em outubro. "Busco apoio de todos e estou na estrada para debater propostas e viabilizar nossa eleição, ajudando a eleger o maior número de deputados e fortalecendo a campanha de reeleição da governadora Yeda Crusius . Na oportunidade vereadores e companheiros de partido, além das coordenadorias regionais,  manifestaram seu apoio a pré-candidatura de Bogo.


Nilsa de Figueiredo, Dalci Matielo e Carmem Marangoni, na reunião do diretório

PELO ESTADO (Em Canoas, na Região Metropolitana)

O ex-governador Vicente Bogo esteve nesta sexta (26) participando do aniversário do vereador tucano, Airton Souza, em Canoas.  O vereador mais votado na história de Canoas é pré-candidato do PSDB a Assembleia Legislativa. A festa reuniu politicos, amigos e a comunidade do bairro Santo Operário, região norte da cidade. "Estamos trazendo nosso apoio a este amigo que tem muito potencial e está apto a representar Canoas e trabalhar pela sua região e pelo Estado na Assembleía Gaúcha",  lembrou Bogo.
Vereador Airton e  Bogo na Associação Comunitária Santo Operário

VISITA A IMPRENSA DA CAPITAL

A semana que passou foi marcada pela visita a imprensa de Porto Alegre. O ex-governador Vicente Bogo esteve em jornais da Capital visitando as redações e diretores para falar sobre sua saída da Banrisul Armazéns Gerais -Bagergs, no final do mês de março para ser candidato pelo PSDB ao Senado Federal. Além dos números positivos apresentados após dois anos de gestão, Bogo deixa a empresa que atua compo entreposto aduaneiro em Canoas, na região Metropolitana, com possibilidades reais de crescimento. Além de um concurso publico a empresa estará anunciando em breve a ampliação de sua estrutura. "Deixo a Bagergs para concorrer ao Senado e levar minha contribuição e experiência como homem publico para o Congresso Nacional", explica Bogo.  O ex-governador este visitando a redação do Jornal do Comércio na quinta-feira (25) sendo recebido pelo editor Pedro Maciel. Já na sexta-feira (26) Bogo foi recebido pelo editor Telmo Flores, do Correio do Povo e por Elton Primaz do jornal O Sul. Na sequencia o diretor presidente da Rede Pampa de Comunicação, Otávio Gadret, recepcionou o pré-candidato Bogo.

Bogo com Elton Primaz do O Sul

                            Bogo e o diretor presidente da Rede Pampa, Otávio Gadret

                    O ex-governador foi recebido por Telmo Flor, no Correio do Povo

POR DENTRO DA ELEIÇÃO


O Senado é composto por 81 membros, e a Câmara dos Deputados de 513 deputados. Todos são eleitos por voto direto, para mandatos de 8 e 4 anos, respectivamente. O Senado é composto por três Senadores de cada Estado e do Distrito Federal. As eleições para Senador são alternadas (1/3 e 2/3) a cada quatro anos, concomitantemente às eleições para a Câmara dos Deputados. Neste ano, haverá vagas para 2/3 do Senado.

Os senadores têm mandato de oito anos, mas a cada dois anos o plenário elege um novo presidente (que passa a ser, também, Presidente do Congresso Nacional), dois Vice-Presidentes, quatro Secretários e quatro Suplentes. Esta é a Comissão Diretora, à qual, entre outras funções, compete dirigir as sessões no plenário, que é a instância hierarquicamente superior, além de comandar todo o complexo administrativo, gerenciado pelo Primeiro-Secretário.
Os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores são eleitos segundo as regras das eleições proporcionais. Ao contrário do que ocorre nas eleições majoritárias (presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, prefeito e vice-prefeito, e senador), nem sempre os candidatos mais votados ocuparão uma vaga na Casa Legislativa. É necessário que o partido ou coligação a que pertença o candidato obtenha um número mínimo de votos, expresso por meio do quociente eleitoral.
Os candidatos eleitos serão os mais votados por partidos e coligações de forma a preencher as vagas que tais agremiações obtiverem na Câmara dos Deputados, nas assembléias legislativas, na Câmara Distrital (DF) ou nas câmaras municipais.
A Constituiçao Federal determina que o número total de deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, deve ser estabelecido proporcionalmente à população. Nenhum Estado pode ter menos de oito ou mais de 70 deputados. Feitos os cálculos, o Tribunal Superior Eleitoral encaminha aos Tribunais Regionais Eleitorais e aos partidos políticos o número de vagas a serem disputadas.
A diferença entre senadores e deputados é mais formal do que prática. Na teoria, os deputados representam a população, enquando os senadores representam os Estados. Qualquer lei, para ser aprovada, tem que ser aprovada tanto pelo Senado quanto pela Câmara dos Deputados.

SERRA PREPARA CANDIDATURA

O governador de São Paulo, José Serra, admitiu na última sexta-feira (19) que será o candidato do PSDB à Presidência da República. Em entrevista a um programa da TV Bandeirantes, o tucano, aniversariante do dia, afirmou que: "não estou negando (a candidatura). Estou dizendo que neste momento não vou fazer campanha. Faltam poucos dias", disse. O governador disse que vai  organizar sua candidatura no início de abril. O tucano falou também sobre a escolha de seu candidato a vice, uma decisão que os aliados consideram crucial em sua campanha. "Essa coisa de vice é para mais adiante. Só vai ser resolvido no fim de maio".
Na foto Bogo e Serra no aeroporto de Caxias do Sul
no dia 06 deste mes.

ENTREVISTA

Transcrição da Entrevista concedida por Vicente Bogo, pré-candidato ao Senado Federal indicado pelo diretório estadual do PSDB do RS, à Rádio Gaúcha - Programa Gaúcha Atualidade, nesta terça-feira 23 de março de 2010.

André Machado -  Estamos ouvindo desde o inicio da semana que passou os pré-candidatos aqui pelo RS ao Senado Federal e hoje é a vez de ouvirmos mais um pré-candidato pelo PSDB.

Carolina Bahia - Hoje vamos conversar com o ex-vice-governador, Vicente Bogo. Lá em dezembro, quando o diretório estadual aprovou o seu nome como pré-candidato ao Senado o Sr. já falava da crise de credibilidade do Congresso, quais são suas propostas hoje para o Senado?

Vicente Bogo - É verdade. Eu fui deputado federal constituinte e fizemos uma Constituição pensando no fortalecimento da democracia, na modernização das instituições, enfim, na transparência da coisa pública e termos uma sociedade da qual a gente pudesse ir crescendo, aperfeiçoando, etc, mas na realidade a gente vem colhendo nestes últimos tempos, não sei se desde a época, uma espécie de degradação ou depreciação ou perda até de referencia, inclusive da instituição político-parlamentar e por último, lá na Câmara desde os anões do Orçamento, depois com o mensalão e no Senado as coisas que envolveram a direção do Senado e se tentou até a renuncia do presidente Sarney, atos secretos e outras coisas. Então a gente que conhece lá e que vive bastante aqui, com esta perda de referencial entende que temos que fazer um esforço grande para mudar isso. Porque hoje a sociedade em geral está meio perdida, nós estamos meio que sem referenciais e com a perda de valores. Os valores tradicionais de algum modo foram relativizados e hoje estamos na edie da opinião e todo mundo meio perdido. E o Senado hoje teria que ser um pouco o eixo, o centro de referencia da estabilidade do Brasil, por isto teria que ser o centro da segurança jurídica, que de algum modo também está afetando e talvez mais do que se pense, a sociedade, os produtores , os investidores, os empresários, e nós temos que trabalhar em cima disto. Então, em cima da minha experiência e observação entendo que tem três coisas centrais que vou colocar ao debate:

Primeiro: entendo que precisamos qualificar a composição do Senado Federal. Os que vão integrar o Senado tem que ser pessoas que correspondam ao papel do Senado, que é de representar os Estados, cuidar de suas dívidas, dos relacionamentos, das nomeações, dos ministros do Supremo, dos representantes internacionais, dos fóruns e acordos internacionais, e tanta coisa que afeta até a vida do cidadão quando faz um acordo, por exemplo, de livre comércio. Isso significa dizer que temos que colocar lá pessoas que conheçam o Estado, o governo, que tenham experiência em administração pública, sobre isso estou organizando uma proposta, que eu vou tratar mais adiante.
Segundo: acho que o Senado tem que ser um fórum, uma instituição que de segurança jurídica. Não dá pra caminhar na direção nesta linha, neste ultimo decreto governamental que alguém vá lá e possa invadir um direito que alguém construiu ao longo da vida e vai se discutir se ele é certo ou errado. Não podemos viver esta dúvida permanente, nem mesmo com relação a julgamentos de processo.
Terceiro: entendo que temos que trabalhar as reformas partindo da reforma do Estado, ou seja do pacto federativo.

Carolina Bahia – O governador José Serra admitiu somente na última sexta-feira a candidatura dele a presidência da república e por enquanto ainda não tem agenda para o RS. Essa considerada demora, até mesmo dentro do PSDB, para deslanchar a candidatura não atrapalha a campanha até mesmo no RS?


Vicente Bogo - Não, absolutamente não. Penso que o governador José Serra foi prudente e quem pretende ser presidente da república ou governador tem que ter prudência. Ele foi prudente em tocar as coisas de São Paulo, esperar o momento ideal para fazer a desincompatibilização e tem pela frente praticamente seis meses para se apresentar, discutir e trabalhar. Em tese, esta situação mostra o seguinte, apesar da candidata oficial ter crescido, o Serra não perdeu seu apoio político, nas pesquisas continua lá com seus 33 a 35% e está tudo tranqüilo. Acho que quando ele se desincompatibilizar, assim como nós também vamos fazer aqui, ele vai começar a trabalhar. A população ainda não decidiu seu voto, estão observando. Não sinto prejuízo não, ao contrário. Isso é um reconhecimento de valor, pela prudencia e cautela de fazer a coisa no tempo devido.

Rosane de Oliveira – Bom dia Vice-governador. Como é que vocês vão definir quem será o candidato do PSDB já que existe uma disputa neste momento entre o Sr. e o secretário Wenzel?


Vicente Bogo - Bem, na verdade a responsabilidade de conduzir o processo é da direção estadual, presidida pelo deputado Cláudio Diaz. Todavia ainda não se fecharam as coligações e cada partido, ou coligação poderá ter dois candidatos. Se coligarmos é obvio que nos levará a dividir estas vagas. Se não, teremos dois candidatos. De outra parte, eu me apresentei já no ano passado ao partido, e o diretório estadual aprovou em dezembro a pretensão minha de ser candidato ao Senado. Agora surgiram outras pretensões, o companheiro valoroso, secretário Wenzel, inclusive ontem lançou um livro sobre meio ambiente, Pampa Verde, e enfim, penso que essa semana deva se resolver isso, sem problemas, sem trauma, não é, óbvio que eu penso que serei o candidato do partido e venho colhendo este apoio quase unânime das coordenadorias regionais, e nosso pessoal da base. Mas, eu tenho que respeitar o processo interno, tem que se decidir e, aquele que for escolhido, enfim, tem que levar adiante a liderança do partido.

André Machado – Bom. Ex-vice-governador Vicente Bogo, pré-candidato pelo PSDB ao Senado Federal, pra encerrar Dr Bogo, neste momento o PSDB no governo do Estado, como um governo que vem melhorando seus índices de aprovação, mas muito contestado ainda, com índices de rejeição ainda muito altos, neste momento ser candidato pelo PSDB no RS, ajuda ou prejudica uma candidatura?

Vicente Bogo - Eu acho que vai ajudar. Não sinto prejuízo. Até porque o eleitor não casa muito a questão dos partidos e dos candidatos. O eleitorado cada vez está vendo menos ideologicamente e mais seus interesses e a sua percepção. E esta é uma eleição que o fator renovação, experiência e o fator credibilidade vão pesar muito. Inclusive o governo sempre andou bem, não é. O que houve foram dois ou três anos de questionamentos sobre a governadora que cessou em outubro do ano passado. Eu sinto viajando pelo Estado que a receptividade está aumentando extraordinariamente e me atrevo até a dizer que a governadora tem condições de passar ao segundo turno e buscar a reeleição. Então isto vai me ajudar, tanto a mim, como a coligação, se coligarmos com o PP, a Ana Amélia, com quem espero fazer a dobradinha.

ENTREVISTA - NESTA TERÇA (23) - 9H00


ACOMPANHE NESTA TERÇA-FEIRA (23 DE MARÇO),
             
 A PARTIR DAS 9H00
ENTREVISTA ESPECIAL COM VICENTE BOGO 
                
NA RÁDIO GAÚCHA

 (PROGRAMA GAÚCHA ATUALIDADE)


O EX-GOVERNADOR VAI FALAR SOBRE SUA PRÉ-CANDIDATURA AO SENADO FEDERAL
 E AS ELEIÇÕES DESTE ANO.

Sintonize 600 AM / 93.7 FM ou acesse  http://www.clicrbs.com.br/

BOGO NA MOVELSUL

O ex-governador Vicente Bogo participou na tarde desta segunda-feira (22) da abertura da Movelsul em Bento Gonçalves. Bogo que preside o Banrisul Armazéns Gerais (entreposto aduaneiro em Canoas-RS) acompanhou a governadora do Estado,Yeda Crusius. A maior feira de móveis da América Latina, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), chega a 17a edição com novidades que prometem alavancar os negócios na cadeia moveleira do principal polo produtivo do setor no país. Com a expectativa de receber mais de 34 mil visitantes de 70 países, a Movelsul terá mais de 350 expositores. Num ano que promete ser de plena recuperação para a economia, que começa com alíquota zero de IPI para os móveis até o final de março e que terá muitas outras novidades para o setor, a estimativa é que a feira movimente 300 milhões de dólares entre os dias 22 e 26 de março no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Bogo que foi indicado pelo diretório estadual em dezembro último como pré-candidato do PSDB ao Senado Federal esteve reunido após o evento com lideranças do PSDB da região, entre eles o vereador Gilamr Pessutto, que se propuseram a apoiar a sua caminhada.

RECEPÇÃO EM AMARAL FERRADOR

( Na foto abaixo e na esquerda - deputado estadual , Jorge Gobbi, Bogo, o prefeito de Amaral Ferrador,  secretário municipal, presidente do PMDB de AF  e Darlei Martins)

Fotos feitas por Gabriela Pereira Martins

Um domingo de luxo. O presidente Darlei Martins, do PSDB de Amaral Ferrador, municipio localizado na região Centro Sul do Estado preparou no domingo (21) uma recepção especial  para  Vicente Bogo. Acompanhado dos companheiros tucanos de Guaíba,  Augusto Pokorski e Alcione Viegas, o ex-governador deu entrevista na rádio FM  São  José do Patrocinio que completou seu primeiro ano no dia 19 de março e pode conversar  com seu diretor Léo Araujo sobre fatos curiosos do municipío de Amaral Ferrador e debater as eleições de 2010. Na sequencia um churrasco especial foi oferecido na residencia do presidente ao grupo visitante. Já a tarde ocorreu a visita ao rodeio realizado no CTG do muncipio, com grande presença de publico de toda a região.

REFORÇO

Bogo recebe apoio da Regional Fronteira Oeste 

O ex-governador Vicente Bogo esteve no sábado (20)  pela manhã participando da reunião da Coordenadoria Regional do PSDB da Fronteira Oeste, na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul. Coordenado pelo companheiro Deniter Severo o encontro reuniu diversos municipios da região.  Além da posse da nova coordenação, os presentes discutiram e aprovaram várias moções, entre elas:  pela não realização de coligação na proporcional com partidos que desiquibram a disputa (caso do PP) e  moção de apoio à manutenção da decisão do diretório estadual que em dezembro/09 aprovou a indicação da pré-candidatura de Vicente Bogo  ao Senado Federal.

EM DIA COM A NOTICIA

Festa marca 12 anos do Jornal A Cidade de Santa Maria




            Bogo e Roveda

Com a presença do ex-governador Vicente Bogo e do prefeito de Santa Maria, César Schirmer, entre outras autoridades, aconteceu nesta quarta-feira (17) em Santa Maria, Região Central do Estado, a comemoração de 12 anos de aniversário do Jornal A Cidade. Capitaneado pelo empresário Valdemar Roveda o jornal circula semanalmente em toda a região. "Nos orgulha muito a presença de amigos e parceiros nesta noite especial", destacou Roveda. Mais de 400 pessoas estiveram no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin prestigiando a entrega de premios especiais a 12 homenageados da noite. Vicente Bogo fez uma das entregas. "Nosso parabéns estende-se a toda a direção e colaboradores que fazem deste veiculo de comunicação uma fonte de informação de grande valor para toda a região", destacou Bogo. Entre as presenças na cerimonia a do deputado estadual, Nelson Marchezan Junior e lideranças empresariais locais.      

 Cel Real (ex-presidente da Associação Comercial de Sta Maria) e sua esposa Ana Maria
Companheiros de Tupanciretã, Antoniel Gonçalves e Luis Lopes 

Vereador Tucano Admar Pozzobom, Bogo e a vereadora do PMDB, Maria de Lourdes Castro

RESULTADO POSITIVO


Banrisul Armazéns Gerais  lucra R$ 1,3 milhão


A Banrisul Armazéns Gerais (Bagergs) registrou um lucro líquido de R$ 1,3 milhão em 2009. A receita operacional líquida foi no valor de R$ 6 milhões e o patrimônio líquido atingiu R$ 24 milhões. O diretor-presidente da empresa, Vicente Bogo, comemora o resultado positivo, apesar da crise financeira internacional que atingiu as importações e exportações e a queda da taxa de câmbio. "No ano passado, foram atendidos 24.833 despachos aduaneiros, dos quais 7.037 relativos à importação e 17.796 à exportação", declarou.
Bogo destaca que, entre as estratégias implementadas para o atendimento da expansão dos negócios, está a ampliação da capacidade de armazenagem e movimentação com o alfandegamento de uma área coberta de 2.985 metros quadrados, captação de novos clientes e a tomada de medidas para a aquisição de área adjacente a da empresa. O dirigente projeta para 2010 o desenvolvimento de novas operações especiais, como nas plataformas do Porto de Rio Grande, e a movimentação de grandes equipamentos.
Com sede no município de Canoas, a Banrisul Armazéns Gerais atua como permissionária da Receita Federal na prestação de serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias, nos regimes de armazém geral e porto seco. Sua estrutura conta com nove armazéns que somam mais de 33 mil metros quadrados de área construída. Vicente Bogo deve desencompatibilizar-se da empresa no final do mês para concorrer a uma das vagas ao Senado Federal pelo PSDB.

Serviço

Disque Eleitor


O eleitor que tiver dúvidas sobre assuntos relacionados às eleições deste ano poderá  esclarecê-las e solicitar informações diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) , por  telefone ou via e-mail. 
O TRE-RS atende pelo número 148 para quem ligar de Porto Alegre ou (51) 3230-9600 para outras localidades do Estado. O serviço Fale com o TRE, está disponível no site http://www.tre-rs.gov.br/ 

DESTAQUE

Bogo participa de reunião de coordenadores regionais
na sede do PSDB-RS

Nesta segunda-feira (15) a direção estadual do PSDB gaúcho reuniu os coordenadores regionais na sua sede, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre (RS), para tratar estratégias de 2010. Na oportunidade foi eleita uma coordenação provisória para comandar as ações coletivas das 28 coordenadorias de diferentes regiões do Estado. O tucano Jocelito Vargas, da coordenadoria regional do Litoral Norte, foi escolhido para a coordenação geral das coordenadorias. O ex-governador Vicente Bogo manifestou-se aos presentes sobre sua pré-candidatura e as perspectivas do PSDB para a eleição ao Senado. Bogo destacou o valor e qualidade do Secretário Wenzel, também postulante, mas solicitou ao partido que decida logo sobre a candidatura, sob pena de perda de espaço e fragilização das pretensões do PSDB. O pré-candidato considera estratégico o momento político e, em particular, a aceitação de seu nome tanto no partido quanto junto ao eleitorado. Após a reunião das coordenadorias, Bogo manteve contato com o presidente do partido Cláudio Diaz, buscando uma definição antes do final do prazo das desincompatibilizações, bem como, troca de idéias sobre as possibilidades de coligações do PSDB para as eleições de outubro.
Já no começo da noite o ex-governador participou da reunião do PSDB/POA  recebendo nova manifestação (espontânea) de apoio para sua pré-candidatura ao Senado, considerando que das duas vagas em disputa, uma deve ficar com o PSDB e a outra para membros de futuras coligações.

APOIO IMPORTANTE


Campos de Cima da Serra apoia pré-candidatura de Bogo

A Coordenadoria Regional do PSDB nos Campos de Cima da Serra, realizou na sexta-feira (12) em Ipê, reunião com dirigentes e vereadores do partido dos municipios de Ipê, Campestre da Serra, Vacaria, São Marcos e Antonio Prado. Sob a coordenação de Marcos Lima, os presentes manifestaram apoio à pré-candidatura de Vicente Bogo ao Senado Federal. “Esta é mais uma manifestação de carinho e respeito de todos os amigos desta região e o reconhecimento e apoio serão fundamentais nesta caminhada que iniciamos para chegar ao Congresso Nacional”, lembrou Bogo.


Daniel Borgheti recebe apoio no dia de seu aniversário


Na foto acima (Bogo entre Daniel e a sua Mãe (de Daniel); (Bogo, Borghetinho, esposa e filha) e (Mário Furlan, pai de Daniel, o diretor da empresa Copasul e Bogo)


O companheiro Daniel Borgheti Furlan, advogado e pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB comemorou no último sábado, dia 13, seu aniversário na localidade de Lageado Grande, em Caxias do Sul. Candidato pela região da Serra ele foi prestigiado por mais de 300 convidados e familiares, recebendo manifestações de carinho e apoio em sua trajetória. Além de vários artistas, como Borghetinho e Chico Sarati, entre outros, estiveram presentes empresários, lideranças do partido como o ex-governador Vicente Bogo e o deputado federal Ruy Pauletti e da região. Bogo destacou no seu pronunciamento o preparo do pré-candidato, sua capacidade de relacionamento e disposição de contribuir para a melhoria da sociedade, de produzir mais justiça e bem estar às pessoas. Daniel ao se manifestar aos convidados falou de sua preocupação com a 'insegurança jurídica' e a necessidade de aperfeiçoar as instituições e as leis. Recebeu os aplausos e o carinho de todos os presentes, sendo a maioria formada por jovens e colegas de profissão.


 NOTICIASTUCANAS

PELO ESTADO

Evento na  localidade de  Jamenthal, em Picada Café, neste domingo (14)  reuniu pessoas de toda a região proxima de Nova Petrópolis. Vicente Bogo, Ademir Schneider e o deputado estadual, Arnaldo Kney, marcaram presença. O destaque foi para a animação dos presentes com show de bandas  regionais, sorteios e muita alegria da comunidade.

Origem de Picada Café

Situada às margens da BR 116, Picada Café recebeu este nome por ter sido ponto de parada dos tropeiros que desciam a região serrana para trazer mercadorias e abastecer de gado o vale e a capital.    Segundo Censo 2007, realizado pelo IBGE, o município de Picada Café contabiliza uma população de 4.824 habitantes, dos quais 4.444 na área urbana e 380 na área rural.  O município foi criado em 20/03/1992 e desmembrou-se dos municípios de Nova Petrópolis, Ivoti e Santa Maria do Herval.

PSDB de Portão realiza almoço

O PSDB de Portão realizou neste domingo (14) almoço com filiados ao partido e lideranças locais. Participaram do evento realizado na Sociedade Vera Cruz o ex-governador Vicente Bogo e o diretor da Sulgás, Ademir Schneider,candidato a deputado federal nas próximas eleições, além do candidato a deputado estadual pela região, Gilso Sarmento e o vereador Dudu, entre outros. Bogo que concorre a uma das duas vagas ao Senado Federal  lembrou na oportunidade o processo eleitoral deste ano e defendeu a idéia de valorização das pessoas acima de tudo. "Temos que trabalhar para que a sociedade seja atendida da melhor maneira e que municipios como Portão possam ter sua necessidades resolvidas a partir de uma politica séria e voltada para todos",concluiu.  Os convidados foram recepcionados pelo presidente do partido no município, Henrique Jurique e sua esposa Verlane Scherer.       

Rádio FM de Canoas comemora aniversário

Com a presença do ex-vice-governador Vicente Bogo, a rádio Fátima FM de Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre (RS) comemorou neste domingo (14), no CTG Piazitos do Sul (no bairro de mesmo nome),  seu 4° aniversário de funcionamento. A direção anunciou também a  concessão  do canal de FM pelo governo federal. Vinculada a Associação Cultural Fátima a rádio pode ser sintonizada na região de

(Na foto, Bogo ao centro e, de camiseta branca,
o diretor da Rádio Cléo Figueiredo)


abrangência nos 87.9 no dial ou pelo site http://www.fatimafm.com.br/. Sua  programação musical é diferente das outras rádios populares. Enquanto muitas adotam o mesmo estilo repetindo-se e tocando a mesma programação, a Fátma FM direciona sua programação para vários segmentos (Popular, Sertanejo, Samba, Rock, Gospel) atendendo a necessidade da comunidade canoense e seu variado gosto musical.

Como funciona a concessão de rádio

Para se abrir um canal de TV ou mesmo emissora de Rádio, é necessário uma concessão por parte do Congresso Nacional para a exploração da atividade. Tal concessão deve ser renovada após o seu vencimento. Não basta simplesmente “querer” abrir um canal de TV ou emissora de Rádio, é necessário, teoricamente, demonstrar a importância de tal para a sociedade, afinal, esta é a destinatária deste serviço.

A Televisão, assim como a Telefonia, a Aviação Civil, a Energia Elétrica, Água, Esgoto e etc, devem ter como fim o interesse da população.

EVENTO ESPECIAL

Bogo participa da abertura de exposição de relíquias no Centro Budista de Viamão


  Foto (acima a esquerda, com Tadeu Nunes, pré-candidato do PSDB a deputado estadual pela região e na direita com o  Lama Padma Samten, Diretor CEBB)

 O ex-vice governador do RS,Vicente Bogo, esteve na manhã desta sexta-feira (12) acompanhando a cerimonia de inauguração da  exposição de relíquias  do Buda Shakiamuni e de outros grandes mestres budistas, na estrada Caminho do Meio,  no Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), em Viamão. Com a presença de autoridades, entre elas a governadora Yeda Crusius,  o evento marca o inicio de uma turne que  passará por Viamão-RS (12 a 14/3), Florianópolis-SC (19 a 21/3), Curitiba-PR (26 a 28/3), São Paulo-SP (8 a 11/4), Vitória-ES (16 a 18/4), Salvador-BA (23 a 25/4), Recife-PE (7 a 9/5), João Pessoa-PB (14 a 16/5) e Rio de Janeiro-RJ (20 a 23/5).
Até hoje, as relíquias sagradas foram apresentadas em mais de cem cidades na Ásia, Europa, Estados Unidos e Canadá. Concluída a volta ao mundo, as relíquias serão guardadas em um templo no coração de uma magnífica estátua de 152 metros do Buda Maitreia, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia.

As relíquias

A coleção contém numerosas relíquias do Buda Sakiamuni e de seus mais reputados discípulos: Maudgalyayana, Ananda e Sariputra. As relíquias do Buda Kasyapa, que precedeu Sakiamuni, e de vários outros santos e mestres espirituais das tradições chinesa, indiana e tibetana também fazem parte da exposição. As relíquias do Buda Sakiamuni foram oferecidas por Sua Santidade, o Dalai Lama ao Lama Zopa Rinpoche. Muitos outros mestres budistas uniram-se ao projeto e ofereceram relíquias para serem colocadas no coração da estátua do Buda Maitreia.
Quando os corpos de mestres espirituais são cremados, entre suas cinzas surgem cristais parecidos com pérolas. Estes objetos são especiais porque guardam a essência das qualidades do mestre. As relíquias são evidências físicas de que ele desenvolveu muita compaixão e sabedoria antes da morte. Elas proporcionam uma oportunidade única de conexão espiritual com seres iluminados.
Inúmeras pessoas têm se conectando diretamente à poderosa energia de amor que emana das relíquias. Budistas e não-budistas relatam que se sentem inspirados, curados e em paz, simplesmente por estarem em sua presença. Cada visitante acessa o aspecto divino em si mesmo.

PELO ESTADO

Nesta sexta-feira(12) o ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Vicente Bogo, estará a noite participando de reunião com a coordenadoria Regional do PSDB dos Campos de Cima da Serra, no município de Ipê. Na ocasião será discutido o quadro político-eleitoral e a mobilização dos tucanos da região para a eleição presidencial, a reeleição da governadora e demais níveis. Bogo conta com apoio aberto dos tucanos da região.
No sábado (13),  Bogo prestigia o companheiro tucano Daniel Borguetti Furlan (na foto ao lado, bem a direita) , de Caxias do Sul, que comemora aniversário e recepciona amigos em Lageado Grande, interior de Caxias do Sul. Artistas de renome deverão estar presentes, entre eles, seu primo 'Borghetinho". Daniel é pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB e conta com o apoio do deputado federal Ruy Pauletti e de Bogo.
Já no domingo, o ex-governador estará pela manhã prestigiando os atos comemorativos de aniversário da Rádio Fátima, em Canoas,  e ao meio dia  participa de almoço promovido pelo PSDB de Portão, onde tratará da pré-candidatura a deputado estadual do companheiro Gilso Sarmento (na foto ao lado).

AGENDA

O ex-vice governador Vicente Bogo participou nesta quinta-feira (11) de reunião-almoço da ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas) com a governadora Yeda Crusius, em Porto Alegre. A governadora centrou sua manifestação no ambiente político e o relacionamento do governo.
Ainda na quarta-feira Bogo tinha acompanhado a governadora  na reunião-almoço da FEDERASUL, no Tá na Mesa. Yeda Crusius explicou aos presentes as ações do governo e o reconhecimento geral da sociedade.