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2010 é o último ano para declarar o imposto de renda no papel

Segundo o coordenador de Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, 2010 será o último ano no qual o órgão permitirá a entrega da declaração do IR por meio de formulários impressos. No ano passado, de um total de 25,5 milhões de declarações, cerca de 127 mil documentos foram entregues por meio de formulários impressos, ou menos de 1% do total.
"Não tem mais formulário a partir de 2011. Este será o último ano do formulário. Recebemos muitas declarações ilegíveis, e, muitas vezes, de contribuintes que não precisam sequer declarar”, informou Adir.
Além do formulário impresso, que poderá ser entregues somente nas agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 5.  A  Receita também está disponibilizando neste ano, outras formas de declarar Imposto de Renda. São elas: por meio da utilização do programa do IR, que envia o documento pela internet, ou mediante a apresentação de disquetes em agências bancárias.

Curiosidade

Porque o leão é associado ao imposto de renda? 

O imposto de renda é um tributo direto, no qual o cidadão repassa parte de sua renda média anual para o Estado. Acredita-se que o mesmo tenha se originado na Inglaterra, quando o governo inglês necessitava de recursos extras para custear a guerra contra a França de Napoleão Bonaparte. No Brasil, as primeiras tentativas de implementação do tributo ocorreram em 1843, no entanto, as pressões exercidas por empresários levaram o imposto de renda a ser instituído somente em 1922, por meio da Lei 317, editada no dia 21 de outubro daquele ano.
É comum ouvirmos expressões como “prestar contas ao leão” para designar o pagamento do imposto de renda. Também é fato: quase sempre que lemos algo sobre o tributo em uma revista, por exemplo, sempre vemos a imagem do bicho. Mas qual a origem e a relação entre o leão e o imposto? Tudo começou em 1979, quando a Receita Federal decidiu criar uma campanha publicitária para divulgar o tributo. Após a análise de muitas propostas, se decidiu que a imagem do leão era ideal para a campanha: um animal justo; leal; forte, embora não ataque sem avisar; manso, mas não bobo. Essa era justamente a imagem que se queria passar: o governo não seria condescendente com a sonegação. A repercussão da campanha publicitária do leão foi um sucesso, uma vez que até hoje a imagem do animal, embora não seja mais usada pela Receita Federal, é diretamente associada ao imposto de renda.

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