SAIU NA MÍDIA (JORNAL DO COMÉRCIO)


Notícia da edição impressa de 13/12/2010


Lideranças têm que repensar o PSDB, avalia Bogo


O ex-vice-governador do Estado Vicente Bogo - na gestão do então peemedebista Antônio Britto (1995-1998) - e um dos fundadores do PSDB, criado em 1988, avalia que a legenda vive hoje um dos seus maiores desafios. Após as derrotas para a presidência da República e o insucesso na reeleição da governadora Yeda Crusius, o PSDB terá de refletir sobre que rumos tomar. “Temos eleições municipais daqui a menos de dois anos e agora (a sigla) está sem poder e sem ter fortalecido figuras do partido”. Ele avalia que, de modo geral, houve “uma mutação com certa degradação da política e dos partidos” e que o processo de reflexão deve ser feito por todas siglas. Bogo reforça a necessidade de refundação do PSDB, já defendida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). O ex-vice-governador tucano acredita que foi um equívoco a não utilização de FHC na campanha do candidato José Serra (PSDB) à presidência. “Fala-se muito mal de FHC, mas um dia talvez alguém reconheça que ele foi uma das figuras mais importantes da história da política brasileira como presidente”, avalia.


Jornal do Comércio - O fato de o PSDB ter chegado ao poder no Estado possuindo uma estrutura pequena pode ter prejudicado a gestão da governadora Yeda Crusius e contribuído para insucesso nas urnas em 2010?
Vicente Bogo -
Teríamos que analisar como e por que o PSDB chegou ao governo. Além da estrutura do partido temos que considerar também que quem chega ao poder é mais um membro do que o partido. E não é um privilégio do PSDB. Chegou mais a governadora (Yeda Crusius) do que o partido. Tanto que, sabidamente, o partido era pequeno, foi o que deu a condição jurídica legal da candidatura, mas a governadora se fez muito maior, como o Lula se fez muito maior do que o PT, apesar de o PT ser muito grande. A condução do governante faz muito do resultado, porque nem mesmo o PT impôs ao Lula o seu programa. Tanto que ele foi revisado na véspera da eleição dizendo que fariam o contrário do que estava no programa. E se olharmos aqui, o PSDB, qual é a chance de ele condicionar uma ação da governadora? Nenhuma. Por ter uma bancada pequena na Assembleia Legislativa e menor ainda em Brasília. E um pequeno grupo de prefeitos.

JC - Isso compromete a sintonia entre o governante e o partido?
Bogo -
É uma estrutura que não tem condições de fazer um diálogo forte. Então, nessa condição, o partido ora é alçado e ora, como aconteceu agora, depositado na vala comum. Após a fundação, talvez hoje seja a situação mais difícil. Depois que criamos o partido, em seguida à primeira eleição para governador, houve uma presidência rotativa na época, coube a mim o período pré-eleitoral. Eu que negociei a coligação que, em 1990, elegeu (Alceu) Collares (PDT). Depois, eu acabei sendo o vice (de Antonio Britto), em 1994. Mas fui menos pelo partido e mais por uma injunção. Depois saí, o partido continuou caminhando com o Hohlfeldt, que foi vice de (Germano) Rigotto. Eu era pré-candidato ao governo em 2002 e o Rigotto ao Senado. Ao final faleceu Marchezan naquele início de ano, fiquei fragilizado, cheguei a levar a candidatura adiante, mas abri mão do governo para apoiar Rigotto e fui candidato ao Senado com ele.

JC - Nacionalmente, a primeira candidatura do PSDB foi a de Mário Covas.
Bogo -
Criamos o partido nacionalmente em 1988 e em seguida já lançamos (Mário) Covas candidato, que só não se elegeu porque foi mal versado, ou difamado, como se fosse comunista, porque na Constituinte ele deu vazão às aspirações sociais. Ainda que ele sempre dissesse que no máximo era social-democrata. Então, houve espaço para a eleição de (Fernando) Collor. E, em seguida, vem a eleição de Fernando Henrique Cardoso. E o partido ainda era quase nada. Mas como eleger um presidente sem partido? Mas fez-se aliança com o então PFL. Na primeira eleição de FHC, o primeiro contato para coligação foi feito com o PT. E ainda tem quem defenda que tinham que estar na mesma composição PSDB e PT, pelas suas similaridades em alguns aspectos. Não digo na moralidade. Em alguns aspectos, tirando esse, como divisão econômica, social. Mas o PT achava que elegia o Lula, não quis compor, então as lideranças e a pressão de fora levaram a compor em outra direção.

JC - O senhor diria que FHC também foi maior do que o partido?
Bogo -
Sim, o FHC também era maior do que o PSDB, ainda que depois o partido tenha crescido, elegendo vários governadores. Mas como nasceu basicamente do PMDB, teve dificuldade de crescer. Então aqui no Estado o partido se robusteceu, mas em função de acomodações locais, provenientes de outros partidos. O PSDB, naquela época, cresceu em número de filiados e diretórios, mas não consolidou sua identidade de origem. Este é o seu maior problema. E amarga o fato de hoje não estar em composição nenhuma de poder federal ou estadual. O PSDB vai ter que fazer sua reflexão, ver que direção vai tomar. Porque tem eleições municipais daqui a menos de dois anos e agora está sem poder e sem ter fortalecido figuras no partido com o governo.

JC - Nacionalmente, o PT está no terceiro mandato sucessivo e aqui no Estado também ganhou as eleições. Como fica o papel do PSDB?
Bogo -
A situação do PSDB ficou agora mais difícil. Em termos nacionais, todos os partidos vão ter que fazer uma reflexão, uma espécie de refundação. O PSDB está falando agora em refundar-se. Significa dizer: “qual é o nosso papel agora?” Nós nascemos em 1988 em função de problemas na Constituinte e do problema da inflação, do contexto que havia. Tanto que no nosso estatuto a frase é e clara “longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas”, ou seja, expressar a vontade da sociedade, não a produzida por alguém. Já fizemos nossa parte. A economia foi consolidada por FHC com o Plano Real, a estabilidade do sistema financeiro que o FHC, a abertura das relações do Brasil no exterior. Essas bases principais do Brasil foram feitas ali. Ainda que falou-se e fala-se muito mal do FHC, mas um dia talvez alguém reconheça que ele foi uma das figuras mais importantes da história da política brasileira como presidente.


JC - O candidato tucano à presidência da República, José Serra, não utilizou FHC na campanha. Isso foi um erro?
Bogo -
Nas duas eleições que houve depois de FHC, ele não foi utilizado. Suponho que em parte é pela lógica dos marqueteiros. Se você vai fazer uma campanha, não dá para entrar tendo que explicar. Como houve uma caricaturização do FHC por ter viajado muito, quando na verdade Lula viajou muito mais. Também marcou muito o “Fora FHC”, ficou uma marca negativa. Então para não ficar explicando, adotaram essa posição, embora eu ache que é a coisa mais fácil explicar o FHC. O (programa) Bolsa Família, por exemplo, vem do Bolsa Escola, do Bolsa Gás. Se você vai olhar a estabilidade da moeda no período FHC, fica fácil de fazer o link para cá. Claro que no segundo mandato ele enfrentou toda a instabilidade internacional, ora asiática, ora na Argentina, México e depois um pouco na Rússia. Então sim, o Brasil não estava ainda sólido para isso, mas com o real aumentou o poder de compra e veio crescendo, felizmente.

JC - Que fatores contaram para a derrota de Serra?
Bogo -
Vou me atrever a fazer uma avaliação que não posso provar, mas vou especular. Quanto à não eleição de Serra (em 2002), tenho a suspeição de que ele foi mais ou menos abandonado na campanha, como (Geraldo) Alckmin (PSDB, 2006). E diria que agora o Serra foi abandonado de novo. Por essas injunções que não aparecem, mas que dão sustentação ao eixo da política no País. Digo isso porque tenho a sensação de que havia quase um consenso no final do mandato do FHC de que era hora de dar vazão ao PT como forma de aplacar os movimentos sociais. Porque ninguém melhor para fazer isso do que o da casa. Só não contavam com a reeleição de Lula. Achavam que ele poderia cometer muitos erros e isso desmoralizaria o PT, os sindicatos etc. Com FHC, o sindicalismo era grevista, no serviço público, em várias áreas. Depois no governo Lula se acalmou. Com isso, houve a estabilização. Não é surpresa que o Lula tenha ficado em dois mandatos e tenha eleito Dilma.

JC - Como avalia os mandatos de Lula?
Bogo -
O Lula não atrapalhou o crescimento, ele ajudou, tem que se reconhecer o papel dele no sentido de que não travou a economia. Então, se perguntar qual é o grande resultado do governo Lula, em cima das bases do FHC, é que hoje se criou um forte mercado interno, o que salvou o Brasil da crise internacional. Ainda que estejamos sob uma ameaça grande de crise por estarmos aumentando demasiado o consumo de importados. Já passamos de 25% e a nossa indústria está se desindustrializando, porque ou todo mundo manda fazer fora ou traz o componente para montar. Estamos nos tornando um ambiente de montagem, não de produção. Se por alguma razão voltar a haver uma crise mundial, nossa competitividade de exportação vai estar lá embaixo. Estamos muito dependentes das commodities rurais. Acho que a presidente Dilma (Rousseff, PT) deveria prestar atenção nisso para não deixar desindustrializar, sobretudo no plano tecnológico.

JC - Que tipo de oposição o PSDB deve fazer?
Bogo -
Lembro bem o dia em que passei o cargo para o Olívio (Dutra, PT). Fiz um breve pronunciamento, e disse “desejo sucesso ao senhor no seu governo, porque o senhor indo bem, todos nós vamos ganhar, se for mal, todos vamos pagar a conta”. A minha lógica de fazer política sempre foi a de desejar de que quem estiver faça o melhor. Tomara que Tarso (Genro, PT) e Dilma façam o melhor e mereçam, por isso, continuar, se for o caso. Às vezes, as políticas não têm continuidade. Aquele que chega quer deixar a sua marca.



JC - Como se apresentam as forças políticas no atual contexto?
Bogo -
O PSDB, na sua média, olhando nacionalmente, é o partido que se descaracterizou menos. Mas requer que se reveja, porque, no caminho que já está próximo do penhasco, igual aos outros que já, se não caíram, estão pendurados. Mas é uma retomada. Não sei se é reposicionando-se, um pouco mais à esquerda ou à direita. Se ele vai se reposicionar politicamente tende a ficar mais moderado, ou até um pouco mais conservador. Mas isso o PT fez, o PMDB passou por todos os lados e ficou um campo de cá radicalizado. Há uma ausência hoje de uma linha mais de sensatez crítica, que poderia ocupar um espaço de centro-esquerda. Hoje não há um partido consistente de centro-esquerda. Com todo o respeito, o PT deixou de ser se tinha essa pretensão. O PT foi mais de oposição do que de esquerda. E se for olhar para as práticas de governo também tem todas as características que levam para a direita. Descaracterizou-se em relação àquele discurso purista que foi feito em outro tempo. Não condeno, porque se não tivesse se modificado também não teria ascendido.

JC - Os partidos e a política estão em descrédito?
Bogo -
Vejo como se tivesse havido uma mutação com certa degradação da política e dos partidos. Porque uma organização pressupõe uma identidade mínima. Se não tem isso e disciplina, é um arranjo para qualquer coisa. Os partidos podem mudar seu posicionamento e, para isso, têm suas instâncias de convenções, fóruns para fazer a revisão e atualização do discurso e do programa. Essa atualização é necessária. Mas hoje ela está num plano que afetou a moral, a credibilidade. Parece que o que os partidos mais fazem são arranjos de acesso ao poder, de espaços, da verba pública. Mas acho que no geral tem mais propensão ao desvio (de recursos) do que havia.

Perfil




























Vicente Bogo, 53 anos, nasceu em Rio do Oeste, Santa Catarina, onde fez os primeiros estudos. Com 14 anos, começou a frequentar o seminário da Congregação dos Padres Salesianos. Em 1979, mudou-se para Santa Rosa (RS), onde cursou o colégio Dom Bosco. No início da década de 1980, concluiu as faculdades de Ciências Exatas e Filosofia. Trabalhou na Cooperativa Vinícola e na regional do Sindicato de Agricultores de Santa Rosa. Em 1981 ingressou no PMDB, candidatando-se à Câmara de Vereadores de Santa Rosa em 1982, ficando na suplência. Elegeu-se, em 1986, deputado federal pelo PMDB para a Assembleia Nacional Constituinte, com 30.136 votos. Em 1988, participou da criação do PSDB, elegendo-se em 1994 vice-governador do Estado, na chapa encabeçada por Antônio Britto (PMDB). Como chefe de gabinete do presidente Fernando Henrique Cardoso, criou o programa de recuperação das cooperativas agropecuárias. Em setembro de 1998, o presidente FHC implantou o programa através de medida provisória, criando o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo), do qual Bogo foi presidente. Também comandou a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), de 1999 a 2006.

Nenhum comentário: