No Rio Grande do Sul, o senador Paulo Paim (PT), candidato à reeleição, e o ex-governador Germano Rigotto (PMDB), estão empatados na preferência dos eleitores na escolha para o Senado, com 46%. Em terceiro lugar vem Ana Amélia Lemos (PP), com 40%. Os dados do Senado foram divulgados nesta segunda-feira (12) e integram a pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS, que mediu também as intenções de voto entre os gaúchos para a presidência da República e o governo do Estado.
Distantes dos três primeiros colocados estão ainda Vera Guasso (PSTU), com 5%, José Schneider (PMN), com 3% e Abgail Pereira (PCdoB), Bernadete Menezes (PSol), Luiz Carlos Lucas (PSol), Marcos Monteiro (PV), Paulo Sanches (PCB) e Roberto Gross (PTC), cada um com 2%. Entre os entrevistados, 16% citaram apenas um candidato, brancos e nulos totalizam 7% e, os indecisos, 26%.
Na pesquisa espontânea Paim, Rigotto e Ana Amélia também aparecem nas três primeiras colocações. O senador petista mantém a liderança, com 12%, mas, em segundo lugar, vem a progressista, com 8%, e Rigotto fica em terceiro, com 6%. Nestas eleições serão eleitos dois candidatos para o Senado.
Além das intenções de votos para as chapas majoritárias, o Ibope também questionou os eleitores gaúchos sobre quais devem ser as prioridades do próximo governador: a saúde foi a mais citada, com 34%, seguida por segurança pública ( 23%) e educação (15%). O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 6 e 8 de julho, com 812 eleitores, tem margem de erro de três pontos percentuais, está registrado no TRE-RS sob o número 28394/2010 e no TSE sob o protocolo número 18297/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário