Pescadores retiram cerca de 3,5 toneladas de lixo
do Guaíba
O ex-vice-governador e pré-candidato ao Senado Federal pelo PSDB gaúcho esteve nesta ultima quinta(10) acompanhando na prainha, ao lado da Usina do Gasometro, em Porto Alegre ação desenvolvida em prol do meio ambiente.
Mais de 140 pessoas em 40 barcos retiraram cerca de 3,5 toneladas de lixo do lago Guaíba. O Mutirão de Limpeza: Pescando Lixo, Salvando Rios e a Operação Limpeza de Praias está em sua terceira edição e abriu oficialmente a Semana Estadual do Meio Ambiente. A atividade é uma promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com a Colônia de Pescadores Z-5, o Clube Veleiros do Sul e Proa/Guaíba.
Trajeto
Os barcos partiram das ilhas do Delta do Jacuí recolhendo o lixo encontrado e chegaram na prainha do Gasômetro por volta das 14h30. Foram encontradas garrafas plásticas, cadeiras, pneus, mesas, um sofá e até uma máquina de escrever, entre outros dejetos. O material foi depositado no local e recolhido pelas equipes do DMLU - que também apoia o projeto junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), prefeituras de Eldorado do Sul e de Guaíba, Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sulpetro), Grupo Bandeirante Jaime Rolemberg, AMA e POA-10. Ao final do evento foram distribuídas 150 mudas nativas para a população.
Projeto Pescando Lixo
Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, aproveitou para anunciar o projeto "Pescando lixo", uma parceria da Sema com a Colônia de Pescadores Z-5, que está tramitando no departamento jurídico da Secretaria. "Na época da piracema, de novembro a fevereiro, os pescadores vão recolher lixo do Guaíba. Com isso, pretendemos conscientizar não só os pescadores, mas a população em geral para não jogarem lixo na água", disse o secretário. Já a gestora da APA e do Parque Estadual Delta do Jacuí, Vânia Mara da Costa, acrescentou que o projeto possibilitará que os pescadores continuem trabalhando na época da pesca proibida.
Autoridades presentes
O mutirão contou com as presenças de dezenas de convidados, entre eles o vice-presidente da Fecomércio, Juarez Miguel Venço, o consultor técnico da Farsul, Ivo Lessa, a Coordenadora-Geral da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Medeiros Gonzalez, o representante da Emater Fábio de Oliveira, o comandante do 4° Regimento de Polícia Montada (RPMon)da Brigada Militar, tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno, o ex-governador Vicente Bogo, o deputado estadual Carlos Gomes, o secretário estadual do Meio Ambiente Adjunto, Niro Afonso Pieper, além de diretores e chefes da Sema. Também participaram do mutirão os guarda-parques mirins da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hiroshima da Ilha da Pintada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário