PSDB gaúcho estimula dissidência pró-Serra no RS
A dissidência do PMDB gaúcho em relação à disputa presidencial ganha fôlego a partir de hoje com a criação de um comitê suprapartidário no Estado para apoiar o pré-candidato José Serra (PSDB) à Presidência. O comitê está sendo organizado pelo deputado federal Cláudio Diaz, presidente estadual do PSDB, que está abrindo as portas para quem desejar apoiar o presidenciável tucano. Lideranças peemedebistas que já admitiam rejeição ao encaminhamento da cúpula nacional do partido, que prepara o ingresso do deputado Michel Temer (PMDB) como vice na chapa da petista Dilma Rousseff, pré-candidata ao Palácio do Planalto, devem participar do movimento favorável ao tucano.
Para evitar constrangimentos, Diaz e os seus aliados começarão a convidar os peemedebistas simpáticos à candidatura de Serra de forma discreta, evitando expor a rebeldia contra a direção nacional. "Vamos chamá-los, sim, mas isso irá ocorrer posteriormente. Apoio não se nega", disse o presidente tucano. Mais explicitamente, Diaz se reunirá hoje à tarde com representantes do PP, PPS, Dem e PTB para discutir os detalhes da ação. Será providenciada uma estrutura física, em Porto Alegre, onde acontecerão atividades de campanha de apoio ao ex-governador de São Paulo. Membros do PMDB gaúcho veem com simpatia a possibilidade de aderirem ao comitê suprapartidário do tucano. "A tendência maior do PMDB é não apoiar a Dilma. Muita gente nossa vai aderir a este comitê", garantiu o deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB).
O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB) diz que seguirá trabalhando pela candidatura própria de Roberto Requião (PMDB), mas admite que existirão dissidências no caso de aliança nacional com o PT. "Eu percorri 14 municípios gaúchos nos últimos dias e em apenas um deles foi admitido apoio a Dilma por questões locais", relatou Perondi, indicando que a maioria do PMDB gaúcho estará ao lado de Serra.
Fonte - Correio do Povo - segunda-feira (12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário