Responsabilidade Social

O tema da responsabilidade social é relativamente recente. No Brasil, são menos de duas décadas do início da discussão e divulgação.
Hoje, a Responsabilidade Social já está em quase todas as rodas críticas e crescentemente na preocupação das pessoas e organizações.
Não há um conceito fechado, mas percepções diferentes do tema. O mais importante é que seja incorporado nas práticas cotidianas de todos.
Vejamos algumas definições:
a) pesquisando na Internet, na Vikipédia encontramos que a “Responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral”;
b) por sua vez, Ângela Fernandes informa que a “Responsabilidade Social consiste no somatório de atitudes assumidas por agentes sociais – cidadãos, organizações públicas, privadas com ou sem fins lucrativos –estreitamente vinculadas a ciência do dever humano (ética) e voltadas para o desenvolvimento sustentado da sociedade.” (Ângela Fernandes - in www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0098.htm );
c) já, para a Fundação Nacional da Qualidade e o PGQP a Responsabilidade Social representa uma “Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização”. (PGQP / FND, in http://www.fnq.org.br/ )
d) e, em se tratando de Responsabilidade Social Corporativa, o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) a define como: “a decisão da empresa de contribuir ao desenvolvimento sustentável, trabalhando com seus empregados, suas famílias e a comunidade local, assim como com a sociedade em seu conjunto, para melhorar sua qualidade de vida”. Para eles, a responsabilidade social faz com que a “empresa sustentável” se converta em peça chave na arquitetura do desenvolvimento sustentável.
Juntando as peças, está claro que a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável são duas faces da mesma moeda. E, que é um tema que se aplica aos cidadãos e às organizações, sejam públicas, privadas ou do Terceiro Setor.
Assim, podemos falar em ‘responsabilidade social cidadã’ ou da ‘cidadania responsável’ e da reponsabilidade social empresarial ou corporativa.
Então, quatro aspectos fundamentais devem ser observados para se praticar a responsabilidade social:
1. cumprir com suas obrigações legais, éticas e morais;
2. identificar os impactos (danos) causados, tanto do cidadão quanto da empresa ao meio ambiente e à sociedade;
3. desenvolver programas ou ações para reduzir, eliminar e compensar tais impactos e,
4. promover outras ações para reduzir o ‘deficit’ já existente decorrentes de erros e descuidos do passado.
Concluindo, somos os primeiros responsáveis por nós mesmos, enquanto cidadãos, e responsáveis por exigir das organizações que procedam em seus negócios e atividades com a equivalente responsabilidade.
Não se trata de uma ideologia ou uma estratégia competitiva, mas um sinal de inteligência que respeita a vida e a natureza.
A Responsabilidade Social é mais que um conceito, é uma consciência, é uma atitude!

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